Manaus (AM) – O senador Omar Aziz (PSD-AM) e o deputado federal Átila Lins (PSD-AM) reuniram-se nesta quarta-feira (28/05) com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, para discutir a ampliação dos serviços bancários no interior do Amazonas. O principal foco da reunião foi garantir maior acesso da população ao microcrédito e aos programas sociais oferecidos pela instituição.
Atualmente, o estado conta com apenas 17 agências da Caixa em funcionamento. Com a previsão de duas novas unidades até o fim do ano, o número deve chegar a 19 — ainda insuficiente para atender a uma população distribuída em 62 municípios. Omar defendeu a instalação de pelo menos cinco novas agências nas calhas dos rios Negro, Solimões, Alto Solimões e Madeira.

As cidades priorizadas para receber as unidades são: Santa Isabel do Rio Negro, Codajás, Santo Antônio do Içá, Apuí e Nova Olinda do Norte.
“É necessário, por calha, aumentar o número de agências. Essa reivindicação foi feita e esperamos que o presidente Carlos Vieira possa atender essa demanda do Amazonas”, afirmou Omar Aziz.
Segundo Átila Lins, a ampliação é estratégica para reduzir o isolamento bancário.
“De 62 municípios, apenas 21 terão agências até o fim do ano. Queremos ocupar mais o espaço do Amazonas com instituições financeiras, especialmente com a Caixa, que é um banco social essencial para o interior”, reforçou.
Duas novas agências já estão com inauguração confirmada para 2025: Carauari e Novo Aripuanã. Além disso, a Caixa estuda a implantação de unidades em Boca do Acre e Benjamin Constant.
Omar destacou o impacto direto dessas ações na economia local.
“Quando uma pessoa quer um microcrédito, uma linha que a Caixa oferece para extrativistas, pescadores ou agricultores familiares, é muito difícil se deslocar até outra cidade. Ter uma agência próxima facilita o acesso ao crédito, melhora a qualidade de vida e movimenta a economia local”, concluiu o senador.
Leia mais:
Omar Aziz cobra ação e defende asfaltamento da BR-319