Manaus (AM) – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (Podemos), assinou, nesta segunda-feira (1º/04), o requerimento para instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visando investigar a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Com 14 parlamentares favoráveis, a CPI ganha impulso na Casa Legislativa.
Transparência e esclarecimento
“Esse caso precisa ser esclarecido. Não é questão de posicionamento político. Queremos saber se há ‘caixa 2’ na Prefeitura de Manaus”, afirma Caio André, reforçando a necessidade de transparência.
Trâmites para investigação
O requerimento será analisado pela Procuradoria da Casa e, se aprovado, seguirá para instauração. Caio André reitera seu apoio à investigação e esclarecimento do ocorrido.
Apoio parlamentar à investigação
Além de Caio, outros vereadores assinaram o requerimento, demonstrando compromisso com a transparência e responsabilidade pública.
Importância da investigação
William Alemão destaca a relevância da CPI para a verdade e transparência, assegurando que a Casa Legislativa está comprometida em descobrir a verdade e informar à população de Manaus.
Objetivo da CPI e denúncias
A CPI busca apurar denúncias de pagamento em dinheiro a um portal de notícias da capital, levantadas por um vídeo divulgado pelo portal Metrópoles em março.
Respostas da Semcom
As respostas apresentadas pelo secretário da Semcom, Israel Conte, contestadas pelos parlamentares, conforme vereador Capitão Carpê destaca a necessidade de investigação diante das respostas consideradas insuficientes.
Saiba mais:
Investigação – De acordo com os parlamentares, o objetivo da CPI é apurar denúncia sobre pagamento em dinheiro a um portal de notícias da capital, conforme vídeo divulgado pelo portal Metrópoles no dia 14 de março. As imagens, conforme a publicação, teriam sido gravadas no interior da Semcom, que funciona no mesmo prédio da Prefeitura de Manaus.
Na avaliação dos parlamentares, a denúncia caracteriza possíveis atos de improbidade administrativa e crimes decorrentes de suposto desvio de verbas públicas, em razão de pagamento em espécie aos possíveis prestadores de serviços.
O secretário da Semcom, Israel Conte, esteve no plenário Adriano Jorge na quarta-feira, 20 de março. O titular da pasta apresentou um laudo pericial feito pela empresa particular “Smart Perícias” e foi questionado por parlamentares. Israel Conte informou que, conforme atestou a empresa, o vídeo é manipulado.
Capitão Carpê classificou o material apresentado por Israel Conte como “provas rasas”. O parlamentar considerou, ainda, que “as respostas do secretário foram todas tentativas de sair pela tangente, e de falta de compromisso com a verdade”, ressaltando a necessidade da instalação da CPI.
Leia mais:
Apresentado na Câmara laudo para “comprovar farsa em vídeo” na Secretaria de Comunicação de Manaus
Vídeo revela entrega de dinheiro suspeito na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus