Manaus (AM) – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) tornou públicas as informações relacionadas à denúncia feita à Polícia Federal, datada de 13 de dezembro de 2023, sobre o suposto envolvimento de membros da alta cúpula da Segurança Pública do Amazonas com organizações criminosas.
De acordo com deputado, após a denúncia, teria sido alvo, juntamente com sua companheira, de uma abordagem policial truculenta na última quinta-feira, 4 de janeiro de 2024, conforme apontado no material divulgado à imprensa local.
Versão da SSP-AM
Em resposta às acusações, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Cel Marcos Vinícius, em coletiva de imprensa, afirmou que Amom Mandel teria praticado abuso de autoridade e humilhado os policiais envolvidos na abordagem durante o lançamento da Operação Impacto.
Vinicius Almeida, titular da SSP-AM, esclareceu que a abordagem da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) seguiu os padrões da Polícia Militar para qualquer situação suspeita.
A equipe da Rocam relatou que tentou abordar o veículo do deputado após observar comportamentos suspeitos, como mudanças constantes de faixa e transitar com as lanternas apagadas. Ao ser abordado informou que, o deputado ficou contrariado, questionou os policiais e chegou a dar voz de prisão à guarnição, alegando abuso de autoridade.
Leia também: Deputado Amom denuncia envolvimento da cúpula da segurança do AM com organizações criminosas
O subcomandante do Comando Policial Especializado (CPE), tenente-coronel Peter Santos, explicou que, após a tentativa de prisão, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Thiago Balbi, se dirigiu ao local e propôs encaminhar a situação à corregedoria do Sistema de Segurança Pública. No entanto, o deputado recusou-se e exigiu a presença do secretário de Segurança no local.
Ao chegar à ocorrência, Vinicius Almeida disse que encontrou o deputado insistindo na prisão dos policiais, alegando abuso de autoridade. Os envolvidos, segundo ele, foram encaminhados ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram ouvidos pela delegada de plantão. O inquérito policial foi aberto para apurar o caso, que envolve tanto o suposto envolvimento da alta cúpula da segurança pública com facções criminosas quanto as acusações de abuso de autoridade contra o deputado.
A Polícia Militar ressaltou a importância do respeito nas abordagens policiais, destacando que o trabalho das instituições não deve ser desviado pelo incidente. O secretário de Segurança concluiu afirmando a importância do respeito, salientando que a Polícia Militar é um patrimônio da segurança pública com 186 anos de história.
Após a coletiva de impresa, o deputado Amom Mandel divulgou outra nota à imprensa e confirmou sua versão dos fatos:
Nota
Todas as informações referentes à denúncia feita pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) à Polícia Federal, sobre o suposto envolvimento de membros da alta cúpula da Segurança Pública do Amazonas com organizações criminosas, foram divulgadas nesse sábado (06/01) à imprensa local.
Junto a esse material estavam as informações sobre a consequente abordagem policial ocorrida na última quinta-feira, 4 de janeiro de 2024.
A denúncia à PF, que ocorreu no dia 13 de dezembro de 2023, foi mantida em sigilo por questões de segurança.
Nas semanas seguintes, o deputado sofreu ameaças, insinuações e intimidações de diversas vertentes, além de ter sido alvo, junto com a sua companheira, de uma abordagem policial truculenta.
Por esse motivo, Amom decidiu trazer a público o caso, como tentativa de se resguardar. Sendo assim, é falsa a afirmativa do secretário de Segurança Pública do Amazonas, Cel Marcos Vinícius, dita em coletiva, de que o deputado fez uma cortina de fumaça.
A abordagem policial truculenta foi relatada à Polícia Federal e foi apensada como parte da investigação anterior.
Esse inquérito irá apurar tanto o envolvimento da alta cúpula da segurança pública com facções criminosas, quanto as intimidações contra o parlamentar. As medidas cabíveis foram tomadas e a investigação dos fatos será feita de acordo com os trâmites legais.
Amom Mandel (Cidadania-AM)
Deputado federal
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão