Borba (AM) – A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, usou a tribuna da Câmara Municipal de Borba, no interior do Amazonas, na sessão desta segunda-feira (29), para declarar que é a favor da violência contra a mulher.
Durante o discurso, a parlamentar afirmou que “há mulheres que merecem apanhar” e citou casos em que, segundo ela, algumas se “autoagrediriam para incriminar homens”.
“Eu aprovo. Eu sou a favor da violência contra a mulher, sim, quando um homem bate na mulher. Mas eu também sou contra, como mulher. Tem mulher que merece apanhar. Tem sim. Às vezes eu já presenciei caso que a mulher se bate ela mesma para condenar o homem. Eu já presenciei”, declarou Betinha.
As falas aconteceram em defesa do vereador Pedro Paz (União Brasil), denunciado pela colega Professora Jéssica (DC) após levantar o dedo em sua direção durante uma sessão na tribuna.
Para Betinha, o gesto de Pedro Paz não configurou ofensa, mas apenas um modo “particular” de se expressar.
“O senhor não ofendeu a vereadora Jéssica. O senhor apenas leva o seu modo de falar, todo mundo tem o modo de falar. (…) Eu não vou cassar o seu mandato”, afirmou.
Contexto e repercussão
A declaração causou forte repercussão nas redes sociais e deve gerar discussões sobre conduta parlamentar e respeito às leis de proteção às mulheres, como a Lei Maria da Penha.
O posicionamento da vereadora contrasta com o papel do poder público em combater a violência doméstica e defender os direitos das mulheres.
VÍDEO
Leia mais:
Três pessoas são indiciadas por racismo contra vereadora de Maués
Marido é preso por agressão, ameaça e violência psicológica contra mulher no AM
Mais de 4,6 mil casos de violência contra a mulher foram notificados no AM em 2022
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431