Manaus–AM – Na quarta-feira, 9 de outubro, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para expressar sua preocupação com a possibilidade de aumento nas tarifas de energia elétrica. A medida seria resultado da dívida de R$ 14 bilhões acumulada pela Amazonas Energia, após sua transferência para o grupo J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista.
Barreto reivindicou o direito dos consumidores de não serem penalizados por uma situação financeira que não lhes cabe.
“Estou pedindo, presidente, que possamos convocar, em uma Sessão de Tempo, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Amazonas Energia. O povo, já machucado e oprimido, não pode pagar essa conta. Como sempre, a corda arrebenta do lado mais fraco”, criticou o parlamentar.
Entenda a situação da Amazonas Energia
A Amazonas Energia, concessionária responsável pela distribuição de energia no estado, enfrenta uma crise financeira, que levou a Aneel a recomendar a cassação de seu contrato em novembro de 2023.
A empresa, administrada pelo Consórcio Oliveira Energia desde 2019, após a saída da Eletrobras, acumulou uma dívida de R$ 10 bilhões, sem conseguir reverter sua situação econômica.
Em junho de 2023, o governo federal abriu caminho para a mudança no controle da distribuidora.
A Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, assumiu a responsabilidade pela concessionária, mas seu plano de aquisição foi considerado insuficiente pela Aneel para solucionar o endividamento da empresa.
Mesmo assim, uma decisão judicial da juíza Jaiza Fraxe obrigou a agência a aprovar o plano em apenas 48 horas.
O plano aprovado, segundo a Âmbar Energia, garante a recuperação da concessionária e evita que os erros que levaram a empresa à crise se repitam. No entanto, a aprovação do plano foi feita “em julgamento”, ou seja, enquanto a decisão continua sendo contestada judicialmente.
A Aneel informou que continuará atuando processualmente contra a decisão judicial que impôs a aprovação do plano.
- Portal Meu Amazonas, com informações da assessoria.
Leia mais:
Âmbar solicita à Aneel revisão de obrigação para resolução da dívida da Amazonas Energia
Venda da Amazonas Energia para Joesley e Wesley Batista, da JBS, preocupa parlamentares do AM