Manaus (AM) – O Amazonas recebeu 32 unidades do antídoto fomepizol para tratar intoxicações por metanol enviadas pelo Ministério da Saúde. O medicamento integra um lote nacional de 2,5 mil ampolas, destinado ao estoque estratégico do SUS e distribuído para todos os estados e o Distrito Federal. Deste total, 1.000 unidades permanecerão no estoque do Ministério. A entrega ocorreu na quinta-feira (9).
A aquisição do fomepizol é inédita no Brasil e foi realizada com a subsidiária de uma empresa japonesa, apenas oito dias após o ministro da Saúde acionar o Fundo Estratégico da Opas. O medicamento é raro devido à baixa produção mundial.
Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão:
“Já temos o etanol disponível em todos os estados. Agora, oferecemos uma segunda opção, o fomepizol, adquirido via Opas com apoio da Anvisa. São 2.500 ampolas que já estão sendo entregues, garantindo que todos os estados tenham à disposição etanol e fomepizol.”
Estoques estaduais e distribuição
As unidades federativas podem solicitar novas remessas conforme a necessidade e registros de casos. O número de ampolas por estado foi definido considerando a população divulgada pelo IBGE, garantindo oferta equânime e resposta eficaz a emergências toxicológicas.
Eficácia e segurança do tratamento
O fomepizol é utilizado em casos de intoxicação por metanol e impede que o metanol se transforme em ácido fórmico, evitando acidose metabólica. Sua produção é limitada e o custo elevado, o que torna o medicamento raro no mercado internacional.
O Ministério da Saúde identificou fornecedores internacionais e a Anvisa lançou chamada pública para ampliar a oferta ao SUS. Em paralelo, a empresa brasileira Cristália doará 3,8 mil ampolas de etanol farmacêutico, somando-se às 4,3 mil já entregues aos estoques do SUS.
Atualização de casos no Brasil
Até 13 de outubro, o país registrou 213 notificações de intoxicação por metanol, com 32 casos confirmados e 181 em investigação. O Amazonas não possui casos confirmados ou suspeitos até o momento. São Paulo registrou 5 óbitos, e outros 9 casos estão em investigação.
Leia mais:
- Amazonas não tem registro de casos por intoxicação por metanol, diz SES-AM
- Operação “Zero Metanol” fiscaliza comércios de bebidas alcoólicas em Manaus
- Hungria é levado à UTI e inicia hemodiálise após suspeita de intoxicação por metanol
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431