Manaus (AM) – O Amazonas e pelo menos oito estados brasileiros enfrentaram um apagão de energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14). A falha ocorreu após um incêndio atingir uma subestação no Paraná, afetando o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o problema começou às 0h32, quando o fogo atingiu o reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba. A estrutura de 500 kV foi totalmente desligada, provocando instabilidade em várias regiões do país
Amazonas entre os estados afetados
No Amazonas, o apagão deixou bairros de Manaus e os municípios de Itacoatiara e Parintins sem energia elétrica durante a noite de segunda-feira (13).
A Amazonas Energia informou, em nota, que houve uma “perturbação no SIN”, o que impactou o fornecimento em diferentes localidades do estado. Técnicos da concessionária monitoraram o sistema para garantir a estabilidade da rede e evitar novas interrupções.
Durante a madrugada, o fornecimento foi 100% normalizado em todas as áreas atingidas.
Apagão teve reflexos em várias regiões do país
Relatos nas redes sociais indicaram falta de energia em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A recomposição foi feita de forma controlada, e até 1h30 da madrugada o fornecimento já havia sido restabelecido em todo o país.
Leia mais:
Caminhão desgovernado mata funcionários de empresa de energia em Manaus
Procon-AM notifica Amazonas Energia após apagão de 10 horas em Manaus
Apagão nacional deixa cidades sem energia
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431