Manaus (AM) – O arcebispo de Manaus e cardeal da Amazônia, dom Leonardo Steiner, comunicou durante a missa deste domingo (9) que já encaminhou ao Papa Leão XIV sua carta pedindo a renúncia à condução da Arquidiocese de Manaus, conforme determina o Código de Direito Canônico.
O religioso completou 75 anos na última quinta-feira (6). A legislação da Igreja Católica prevê que, ao atingir essa idade, os bispos entreguem ao pontífice o pedido formal para deixar o governo da diocese.
Apesar do envio da carta, o desligamento não é automático. A decisão final cabe ao Papa, que pode aceitar a renúncia ou solicitar que o arcebispo permaneça no cargo por mais algum período.
“Cumpri o que me é solicitado e enviei a carta ao Santo Padre. Agora, aguardamos sua decisão. Agradeço a Deus por este tempo dedicado à arquidiocese e à colaboração de todos”, declarou dom Leonardo durante a celebração.
Trajetória
Dom Leonardo Steiner assumiu o comando da Arquidiocese de Manaus em novembro de 2019, após a saída de dom Sérgio Castriani por motivos de saúde. Desde então, tem liderado ações pastorais na capital amazonense e se destacado pela defesa de pautas voltadas à Igreja na Amazônia.
A Arquidiocese aguarda, agora, a resposta do Papa Leão XIV sobre a continuidade ou substituição do arcebispo.
LEIA MAIS:
Funeral do papa Francisco será realizado sábado (26)
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Câmara Municipal homenageia cardeal Dom Leonardo Steiner com o título de ‘Cidadão de Manaus’
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
