Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) preparou uma programação especial para receber o público nos 10 cemitérios públicos neste domingo, 5 de maio, quando se celebra o Dia das Mães — segunda maior data de visitação, atrás apenas do Dia de Finados.
Serviços e acolhimento
As ações cobrem áreas urbanas e rurais com limpeza, manutenção, segurança, apoio médico e missas. O objetivo é acolher as famílias que prestam homenagens às mães já falecidas.
“O prefeito David Almeida determinou que todos os cemitérios estejam preparados para acolher com dignidade. Investimos em limpeza, segurança e atendimento humanizado”, afirmou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.
Programação religiosa em toda a cidade
O cemitério Nossa Senhora Aparecida, na avenida do Turismo (zona Oeste), terá missas católicas às 8h e às 16h, celebradas pelo pároco do bairro Alvorada. Grupos evangélicos também participarão com orações, panfletos e distribuição de água.
Outros cemitérios urbanos terão missas em diferentes horários:
- São João Batista: missas às 8h e 9h30, além de apresentação do gari e músico Clóvis Santos.
- Santa Helena (São Raimundo): missas às 8h e 16h.
- São Francisco (Morro da Liberdade): cinco missas — 6h, 7h, 9h, 11h e 17h.
- Santo Alberto (Colônia Antônio Aleixo): missa às 9h.
- Piedade (Novo Israel): culto evangélico às 8h e missa às 9h.
Apoio na zona rural
A prefeitura também estruturou cemitérios rurais como Santa Joana (Puraquequara), São José (Jatuarana), Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição (Lajes). As ações incluem limpeza, pintura, iluminação e logística. Há equipes fixas, tendas, transporte fluvial para urnas e cobertura para cortejos.
Estrutura para o público
Todos os cemitérios terão:
- Tendas para abrigo
- Cadeiras e banheiros químicos
- Suporte de emergência com Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil
- Agentes do IMMU para organizar o trânsito
O acesso de veículos será restrito a idosos, gestantes, Pessoas com Deficiência (PcDs) e cortejos fúnebres. Os cemitérios funcionarão das 6h às 18h, mas visitantes poderão permanecer até o fim das homenagens. Equipes da Semulsp estarão de plantão para orientar o público e manter a organização. A limpeza será contínua ao longo do dia, com reforço noturno.
Leia mais:
Manaus terá festas gratuitas para o Dia das Mães neste fim de semana