Manaus–AM – Os transtornos causados pela falta de trafegabilidade na BR-319, agravados pela estiagem severa e a ausência de prazos definidos para a reconstrução das pontes colapsadas há dois anos, dificultam ainda mais a vida dos amazonenses.
A situação gerou filas quilométricas de caminhões e veículos de passeio, além da perda de mercadorias perecíveis, o que reforçou a indignação da população, especialmente dos moradores da região metropolitana de Manaus, que dependem da rodovia.
Falta de ação do Governo Federal
Em resposta às inúmeras reclamações e à inação do Governo Federal, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou um requerimento ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) exigindo que o representante local compareça à Aleam para apresentar o cronograma de recuperação das pontes.
“Governo Federal trata a situação com descaso”, diz Roberto Cidade
“É inadmissível o descaso com que o Governo Federal trata essa situação. Já se passaram dois anos e, até agora, nada foi feito para resolver o problema. A medida paliativa implementada tem se mostrado ineficiente, principalmente neste período de estiagem severa. O povo do Amazonas não pode continuar sendo tratado com indiferença”, afirmou o deputado Roberto Cidade.
Ele reforçou que o objetivo do requerimento não é ouvir novas promessas vazias, mas obter prazos claros para a execução das obras.
Engarrafamento e medidas de controle
Atualmente, o engarrafamento na BR-319 já ultrapassa 12 quilômetros, com filas se formando desde a travessia no porto da Ceasa, em Manaus, até o Careiro da Várzea. Outro ponto crítico é a comunidade de Igapó-Açu, a 260 quilômetros da capital. Para aliviar a situação, o DNIT, a Polícia Rodoviária Federal e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) definiram prioridades na travessia.
Decisão judicial favorece retomada das obras
O parlamentar também destacou a criação de uma comissão de deputados da Aleam para pressionar as autoridades federais, em Brasília, pela conclusão das obras na BR-319.
“Há uma decisão recente favorável à repavimentação da BR-319, e precisamos pressionar para que isso se concretize o quanto antes. Os impactos da falta de trafegabilidade são evidentes, especialmente durante a estiagem”, disse Cidade.
A decisão citada é do desembargador Flávio Jardim, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que suspendeu uma decisão da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária do Amazonas, permitindo o avanço das obras.
Jardim destacou que as medidas de proteção ambiental devem ser rigorosamente seguidas, com monitoramento contínuo das atividades.
O desembargador também ressaltou a importância social da obra para o desenvolvimento regional, reforçando que é possível conciliar crescimento econômico com preservação ambiental.
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