Manaus (AM) — Adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra o papilomavírus humano (HPV) podem receber a vacina em dose única até o fim de dezembro nas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus. O imunizante está disponível gratuitamente pelo SUS em mais de 170 salas de vacinação gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A vacina já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo ofertada regularmente para meninos e meninas de 9 a 14 anos.
Meta é resgatar adolescentes não vacinados
De acordo com Isabel Hernandes, gerente de Imunização da Semsa, a iniciativa segue orientação do Ministério da Saúde e tem como foco resgatar os jovens que não se vacinaram na idade recomendada.
“A vacinação contra o HPV é essencial para prevenir doenças graves causadas pelo vírus, como o câncer do colo do útero, pênis e boca”, destacou Isabel.
Segundo ela, a ação tem sido intensificada desde abril, com vacinação em escolas, busca ativa em comunidades e ampliação de oferta em áreas de difícil acesso.
Mais de 52 mil jovens ainda não foram vacinados
Em Manaus, 52.938 adolescentes de 15 a 19 anos ainda não receberam a vacina, sendo 46.043 meninos e 6.895 meninas, conforme dados do Ministério da Saúde.
Apesar disso, a cobertura vacinal entre o público de 9 a 14 anos já ultrapassa as metas: 106,5% entre meninas e 96,5% entre meninos, índices superiores aos 90% recomendados nacionalmente.
Vacina é aplicada em dose única
Desde 2024, a vacinação contra o HPV passou a ser feita em dose única, substituindo o antigo esquema de duas doses. Além dos adolescentes, o SUS também oferece o imunizante para pessoas com HIV, usuários da PrEP, vítimas de violência sexual, pacientes oncológicos e transplantados, com até 45 anos de idade, nesses casos com três doses.
Sobre o HPV
O HPV é um grupo de vírus que pode infectar a pele e mucosas, com mais de 200 tipos identificados. Alguns são inofensivos, mas outros estão ligados a verrugas genitais e cânceres do colo do útero, ânus, pênis e garganta.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, complementada pelo uso de preservativos, que ajuda a reduzir o risco de contágio durante as relações sexuais.
LEIA MAIS MAIS INFORMAÇÕES SOBRE VACINAÇÃO EM MANAUS
Marinha promove campanha de vacinação em Manaus
Prefeitura de Manaus segue com vacinação antirrábica em 16 bairros
Manaus realiza mutirão de vacinação neste sábado em dez unidades de saúde
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
