Manaus (AM) – O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) iniciou a instalação de 20 novos pontos de fiscalização eletrônica em vias estratégicas da cidade. Os novos equipamentos entram em operação no dia 1º de junho. Até lá, os motoristas terão um período de adaptação. Todos os pontos estão devidamente sinalizados para garantir a orientação adequada e a transparência da ação.
Entre os dispositivos instalados, estão 13 radares de velocidade fixa com leitura automática de placas — modelo já utilizado na avenida do Turismo com bons resultados. Também foram instaladas duas lombadas eletrônicas e cinco radares para avanço de sinal vermelho. Os locais foram definidos com base em estudos técnicos que indicaram altos índices de tráfego e acidentes.
Segundo o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, a ação tem caráter educativo e preventivo.
“A ativação desses radares é uma resposta direta à necessidade de reduzir comportamentos de risco nas vias. Nosso foco é preservar vidas, trazendo mais responsabilidade aos motoristas e mais segurança para todos”, afirmou.
O diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, reforçou os critérios técnicos adotados:
“Os locais foram escolhidos com base em dados de tráfego e sinistralidade. São vias onde o controle de velocidade é essencial para evitar sinistros graves e atropelamentos”, explicou.
Redução de mortes no trânsito, mas desafios continuam
A implantação dos novos radares ocorre em um momento importante. Entre 1º de janeiro e 30 de abril deste ano, Manaus registrou 73 mortes no trânsito. Apesar do número ainda elevado, houve uma queda de 24% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 97 mortes.
Entre motociclistas, os dados também mostram recuo: foram 49 mortes nos quatro primeiros meses de 2024, contra 30 no mesmo período de 2025 — uma redução de 38%.
Mesmo assim, o volume de ocorrências continua alto. O IMMU registrou 1.010 ocorrências com vítimas ou danos nos três primeiros meses deste ano. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atendeu 5.081 chamados por acidentes de trânsito entre janeiro e março — uma média de 56 por dia. Em 2024, foram 16.452 atendimentos ao longo do ano.
Outro dado preocupante é o aumento de atropelamentos fatais: foram 30 mortes nos quatro primeiros meses de 2025, frente a 26 no mesmo período de 2024 — um crescimento de 15%. O índice reforça a necessidade de ações voltadas aos pedestres, como fiscalização efetiva, sinalização adequada e campanhas de conscientização.
Locais de instalação dos novos radares
Radares de velocidade – controlador fixo
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Avenida Santos Dumont/Seripa 7 – Tarumã, sentido Oeste
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Avenida Santos Dumont/Seripa 8 – Tarumã, sentido Leste
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Avenida Professor Nilton Lins, nº 900 – Flores, sentido Leste
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Avenida Professor Nilton Lins, nº 851 – Flores, sentido Oeste
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Avenida Torquato Tapajós, nº 5.555 – Tarumã, sentido Sul
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Avenida Coronel Teixeira – Ponta Negra, sentido Sul
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Avenida Coronel Teixeira/Supermercado Yroyak – Ponta Negra, sentido turístico
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Avenida das Torres/Tenente Roxana Bonessi – Nova Cidade, sentido Sul
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Avenida das Torres, nº 352 – Nova Cidade, sentido Norte
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Avenida Autaz Mirim – Coroado, sentido Sul
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Avenida Autaz Mirim/Creche Maria Aparecida Dantas – Zumbi, sentido Norte
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Avenida Torquato Tapajós – Da Paz, sentido Sul
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Avenida Torquato Tapajós – Flores, sentido Sul
Lombadas eletrônicas
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Avenida Ephigênio Salles, nº 1.835 – Aleixo, sentido Oeste
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Avenida Rodrigo Otávio/Rua das Águias – Vila Buriti, sentido Leste
Radares de avanço de sinal vermelho
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Avenida Codajás/Avenida Marquês da Silveira – Petrópolis, sentido Oeste
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Avenida Codajás/Avenida Marquês da Silveira – São Francisco, sentido Leste
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Avenida Paraíba/Avenida André Araújo – Adrianópolis, sentido Norte
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Avenida André Araújo (alça)/Jornalista Umberto Calderaro – Adrianópolis, sentido Leste
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Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho/Rua Belo Horizonte – Adrianópolis, sentido Norte
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