MANAUS (AM) – A Rede Genômica em Saúde do Estado do Amazonas (Regesam) abriu inscrições para o 1º Simpósio de Vigilância Genômica em Saúde, que será realizado em formato online no dia 25 de agosto. A rede é atualmente coordenada pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
O simpósio visa promover informações e atualizações sobre a utilização das ferramentas de sequenciamento genômico no âmbito da vigilância em saúde, segundo a coordenadora da Regesam, Kátia Luz Torres, que é diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon.
Inscrições
O evento é voltado a pesquisadores, alunos de pós-graduação, alunos de graduação, tecnologistas, técnicos de nível médio, estagiários e demais interessados.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Fiocruz (https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/simposioregesam). Se for o primeiro acesso no site, será necessário fazer um cadastro para realizar a inscrição.
As vagas são limitadas e os participantes receberão a confirmação por e-mail.
Temas
O simpósio abordará temas como “Introdução ao sequenciamento de DNA: aplicação e análise”, “Avanços na otimização da assistência e pesquisa no Estado do Amazonas no âmbito da Regesam”, “Criação de ensaios moleculares para identificação de Leishmania sp. por meio de qPCR e sequenciamento”, “Vigilância antimicrobiana em hanseníase: perspectivas na era das análises genômicas”, “Oncogenética: identificação de mutações de cânceres hereditários” e a “A importância da genômica no estudo do SARS-CoV-2 e outros vírus emergentes no Amazonas”.
A Regesam
A rede tem o objetivo de consolidar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e assistência inovadora na área de genômica e bioinformática, com foco em saúde humana, no estado do Amazonas.
Pesquisadores e instituições que formam a Rede atuam em estudos envolvendo vírus emergentes e reermegentes, bactérias, dentre outros microrganismos. A rede também atua em pesquisas envolvendo doenças crônicas, como o câncer, associadas ou não à genética, visando conhecer melhor a dinâmica dos agravos de saúde para o melhor enfrentamento das doenças.
Fazem parte da Regesam a FCecon, a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD)/Fiocruz Amazônia.
A rede conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
LEIA MAIS:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão