Manaus (AM) – Nesta segunda-feira, 5, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ExxonMobil, empresa multinacional de energia, cria soluções que melhoram a qualidade de vida e atendem às crescentes necessidades da sociedade.
Reciclagem
No Brasil, a empresa investe em iniciativas que visam fomentar o reaproveitamento dos materiais recicláveis. No final do ano passado, a companhia anunciou o apoio à infraestrutura do modelo YouGreen na Eco Cooperativa de Manaus.
Eco Coperativa
Com o aporte de R$ 340 mil, a Eco Cooperativa, primeira franqueada na cidade, já comprou uma transpaleteira, capaz de locomover grandes volumes de carga, além da aquisição de uma prensa, máquina usada para compactar os recicláveis e de uma esteira.
Atualmente com 11 cooperados, a Eco Cooperativa atua na região central e no distrito industrial da capital. Com o suporte da ExxonMobil, espera-se reciclar 100 toneladas até o fim do ano para acelerar a recuperação do plástico coletado na cidade.
Responsável por 24% de toda a coleta seletiva do Brasil, o plástico é a principal matéria-prima fonte de reaproveitamento, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Ruth Dacio, Coordenadora de operação e produção na Eco Cooperativa, tem 48 anos e mais de 30 na atuação em reciclagem. Ruth começou com funções básicas e hoje é quem comanda a operação da Eco Cooperativa, em Manaus.
Ela criou cinco filhos com o trabalho e explica sobre a importância da conscientização das pessoas no processo da reciclagem.
Além disso, Ruth comenta sobre o apoio da ExxonMobil e da YouGreen.
De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022, a população brasileira gerou 81.8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), e apenas 4% são reciclados. Em Manaus, a taxa de reciclagem é ainda menor, 2,2%, conforme a Secretaria Municipal de Limpeza Pública da Prefeitura de Manaus (Semulsp).”