Manaus (AM) – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) intensifica, a partir de agosto, as atividades do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), chamado de ‘Eterno Aprendiz’. Voltado inicialmente para servidores próximos da aposentadoria, o programa oferece oficinas diversificadas com foco no bem-estar, empreendedorismo e integração.
A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, ressalta que o programa reforça o compromisso institucional com a qualidade de vida e valorização dos servidores. “É uma forma de reconhecer quem constrói a história do Tribunal com dedicação”, afirma.
Segundo o Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), o cronograma entre agosto e dezembro de 2025 inclui oficinas de:
- Decoupage (01/08)
- Pintura em jeans (15/08, na Hípica Nissim Pazuello)
- Produção de terços em nós (12/09)
- Cinema com Pipoca – Parte 2 (08/10, no Casarão de Ideias)
- Pintura em louça (14/11, na Hípica Nissim Pazuello)
- Fabricação de chocolates (05/12)
Uma das novidades do semestre é o retorno do “Cinema com Pipoca”, que combina exibição de filmes com rodas de conversa mediadas por psicólogos, incentivando a reflexão e o cuidado com a saúde mental.
A chefe do Degesp, Jeane Benoliel, destaca o crescimento e a inovação do programa. “Estamos incluindo oficinas conduzidas por colegas servidores, como pintura, decupagem de imagens sacras e confecção de terços, o que fortalece o vínculo e valoriza talentos internos”, diz.
O empreendedorismo também é incentivado, com atividades como pintura em jeans, voltada para reaproveitamento de roupas e geração de renda extra. “A ideia é estimular o protagonismo e novas possibilidades para os servidores”, reforça Jeane.
O PPA 2025 também amplia seu público-alvo. Agora, servidores de todas as idades e fases da carreira podem participar das atividades, mesmo que a prioridade continue sendo os que estão prestes a se aposentar. A proposta é promover saúde mental, criatividade e integração no ambiente institucional.
Leia mais:
TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Jutaí