A 10ª edição do #SouManaus Passo a Paço 2025, maior festival gratuito de artes integradas do Brasil, traz como novidade o “Cine Sou Manaus”, mostra de cinema dedicada a coletivos e festivais que abordam questões sociais, diversidade e identidade cultural.
As exibições acontecem nos dias 2, 3 e 4 de setembro, sempre às 19h, no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM). A programação reúne filmes exibidos em festivais parceiros como o Festival Close, Cine Periferia, Tela Preta e Cine Aldeia.
Segundo o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, incluir o cinema no festival é uma forma de abrir espaço para novas linguagens.
“Trazer o cinema para dentro do #SouManaus significa abrir espaço para narrativas que falam sobre diversidade, resistência e identidade”, destacou.
O diretor de Cultura da ManausCult, Wallace Almeida, reforçou a importância da representatividade.
“O Cine Sou Manaus evidencia a potência das periferias, comunidades indígenas e vozes negras na produção audiovisual”, afirmou.
Festival #SouManaus Passo a Paço 2025
Neste ano, o festival completa 10 anos de história, ocupando 63 mil m² do centro histórico de Manaus, entre os dias 5 e 7 de setembro. Serão 17 palcos, mais de 20 atrações nacionais e quase 3 mil artistas locais em apresentações gratuitas.
O Cine Sou Manaus integra essa programação diversa, reafirmando o compromisso do festival com a democratização do acesso à arte e à cultura.
📽️ Programação Cine Sou Manaus 2025
📅 Dia 2/9 – Cine Diversidade (Festival Close)
- Tens Cuidado – Gabriel Leão e Paulla Baçal
- Até que a última luz se apague – Williams Ferry
- Manaus Hot City – Rafael Ramos
📅 Dia 3/9 – Cine Periferia (Mostra Cine Palafita)
- Amamentação – O Sonho de Camila – Taly Nayandra
- Chuvas de Novembro – J. Juliano
📅 Dia 4/9 – Cine Etnias (Tela Preta e Cine Aldeia)
- Além da Mancha – Wallace Abreu
- Traços da Resistência – Thaís Kokama
- Pintura Ancestral – Thaís Kokama
Leia mais:
Sou Manaus 2025 anuncia Ivete, Gusttavo Lima, Ludmilla e muito mais; veja a lista