Manaus – O Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores símbolos da cultura brasileira, chega à sua 58ª edição com o apoio renovado da Coca-Cola Brasil. Pelo 29º ano consecutivo, a companhia reafirma sua parceria histórica com o evento e com a região, investindo R$3 milhões — sendo R$ 1,5 milhão para cada boi-bumbá, Caprichoso e Garantido — além de recursos destinados a ações ambientais, ativações de mídia e iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico local.



Pioneira no patrocínio ao Festival
Primeira grande empresa a investir de forma significativa em Parintins, em 1995 — a Coca-Cola Brasil acredita no poder transformador da cultura. Neste novo ano de apoio, a companhia consolida seu compromisso com a preservação da cultura amazônica e com o fortalecimento da economia regional, destinando recursos importantes para a realização do Festival.
De acordo com Gustavo Biscassi, diretor sênior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade para o Brasil e o Cone Sul da Coca-Cola, a atuação da empresa vai além das celebrações.
“Com muito orgulho, reafirmamos nosso patrocínio ao Festival de Parintins e reforçamos que nossos investimentos vão muito além das celebrações. Somos parceiros da região e temos um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento socioeconômico local. Há mais de 30 anos, investimos no Estado, promovendo o crescimento, gerando empregos e valorizando os talentos desta terra. Atuamos em conjunto com o governo e a sociedade para fortalecer uma economia mais sustentável e inclusiva. Juntos, estamos construindo uma agenda positiva para o Festival e para a cidade de Parintins. Neste ano, vamos unir forças para impulsionar um movimento ainda maior e mais transformador durante o Festival”, destaca Gustavo Biscassi.
Um exemplo disso é o programa Olhos da Floresta, que incentiva o cultivo sustentável do guaraná em 19 municípios do estado do Amazonas, gerando renda para comunidades locais e preservando práticas tradicionais. Outro marco recente dessa jornada foi a expansão da Recofarma, fábrica de concentrados da companhia localizada na região.
O investimento de R$550 milhões, anunciado no fim de 2023, ampliou a capacidade de produção da unidade para atender o Brasil e mercados internacionais — reforçando a presença e o compromisso da empresa com a Amazônia.
Hoje, a Coca-Cola Brasil gera mais de 14 mil empregos diretos e indiretos na região Norte, compra matérias-primas de produtores locais e apoia agricultores familiares com capacitação em práticas sustentáveis.
Para a 58ª edição, além do patrocínio direto, a Coca-Cola seguirá com seus esforços em ações ambientais, como o programa “Recicla, Galera”, realizado em parceria com o Governo do Estado.
O investimento contínuo da companhia em Parintins é reflexo de uma visão de futuro em que cultura, sustentabilidade e desenvolvimento geram impactos positivos.
Leia mais:
Ator Alexandre Nero se rende ao Festival de Parintins e escreve relato emocionante