Manaus (AM) – Nesta segunda-feira (11), o titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva e membros da autarquia, estiveram no Porto Chibatão, importante ponto de entrada dos insumos essenciais para o Polo Industrial de Manaus (PIM).
Durante a visita, os representantes da Suframa foram conduzidos em um tour guiado pelo píer, pátio de cargas e outros pontos do porto, onde puderam conhecer de perto a eficiência e a qualidade do trabalho realizado pelo Porto Chibatão.
Os Diretores do Grupo Chibatão, Erisvanha Ramos, Jéssica Oliveira e Jhony Fidelis, receberam a comitiva e compartilharam informações sobre as operações logísticas do porto.
Jhony Fidelis ressaltou a importância da infraestrutura logística para o desenvolvimento econômico da região.
“O Porto Chibatão desempenha um papel fundamental na movimentação de cargas da Zona Franca de Manaus. Nos últimos anos, testemunhamos um crescimento expressivo na movimentação de contêineres, o que demonstra a eficiência e a capacidade do porto em atender às demandas da região”.
Fidelis também destacou o compromisso do Fundador do Grupo Chibatão, José Ferreira de Oliveira, o Sr. Passarão, quanto aos investimentos realizados na expansão do porto nos últimos anos, afirmando que “mesmo com todo o crescimento que Manaus experimentou e ainda experimentará, o Porto Chibatão tem capacidade de sobra para atender à demanda atual e futura da região”.
Ele ressaltou que, apesar do aumento da movimentação de cargas, o porto ainda possui uma capacidade ociosa significativa para armazenagem e atracação de navios.
“É impressionante ver de perto a magnitude e a eficiência operacional do Porto Chibatão. Sua infraestrutura logística desempenha um papel crucial no abastecimento da Zona Franca de Manaus, garantindo que os insumos necessários para o desenvolvimento econômico da região cheguem de forma ágil e segura. Parabenizo toda a equipe do Porto Chibatão pelo excelente trabalho realizado”, disse Bosco Saraiva, superintendente da Suframa.
Dados de Identificação:
- Nome: PORTO CHIBATÃO
- Administração: Chibatão Navegação e Comércio Ltda.
- Modalidade: Terminal de Uso Privado – TUP
- Finalidade: Movimentação e armazenagem de cargas gerais e conteinerizadas destinadas ou provenientes do transporte aquaviário, na modalidade da navegação de longo curso e cabotagem.
- Autorização para Operação: SEP/PR – Secretaria de portos da Presidência da República (Concedente) e ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Interveniente).
- Endereço: Rua Zebu nº 201, bairro Colônia Oliveira Machado, Cidade de Manaus, Estado do Amazonas, CEP 69.073-670. Fone/FAX 55 (092) 2129-1900.
- Site: http://grupochibatao.com.br
Estrutura e Serviços:
- Instalações de Acostagem e Tipo de Embarcações:
- Cais Flutuante: Com 01 (um) Cais Flutuante de 710,00m de comprimento por 24,00m de boca, destinado ao embarque e desembarque de navios.
- Rampa Flutuante: Comprimento de 38,00m e boca de 9,50m, destinada ao embarque e desembarque de balsas.
- Características das Embarcações que Operam no Terminal:
- Navios: Com tamanhos variados, incluindo navios com até 305,00m de LOA e 43,50m de boca.
- Balsas: Com 88,00m de comprimento, 18,50m de boca e capacidade para 2.500t.
- Capacidade Estática: 40.000 TEUs.
- Capacidade de Movimentação Anual: 420 mil TEUs.
Equipamentos:
- Guindastes fixos e móveis para movimentação de cargas, incluindo guindastes RTG’s, empilhadeiras reach stackers e balanças rodoviárias de precisão.
Tipo de Serviços:
- Serviços portuários, embarque e desembarque de navios, movimentação e armazenagem de contêineres e cargas gerais, armazenamento de produtos para clientes e atuação em toda a cadeia logística.
Distribuição Geográfica e Acessos:
- Acesso Terrestre: BR-319 (Manaus/Porto Velho); BR-174 (Manaus/Boa Vista); AM-10 (Manaus/Itacoatiara), Av. Presidente Kennedy e Rua Zebu (área metropolitana de Manaus).
- Acesso Aquaviário: Margem esquerda do rio Negro e, rios Solimões, Amazonas e rio Madeira.
Porto Chibatão
O Porto Chibatão se destaca como um importante centro de movimentação e armazenagem de cargas no Amazonas, oferecendo uma ampla gama de serviços e uma infraestrutura robusta para atender às demandas do transporte aquaviário. Com sua capacidade significativa e localização estratégica, desempenha um papel fundamental na economia regional e na logística de transporte na região amazônica.
Leia mais:
Alckmin preside reunião do CAS em Manaus e celebra 57 anos de Suframa
Suframa e ZFM completam 57 anos de contribuições econômicas, sociais e ambientais ao Brasil
GBR anuncia à Suframa que dobrará número de funcionários em Manaus