Manaus (AM) – A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, nesta quinta-feira (25/09), Rafael Cezar, conselheiro macroeconômico e financeiro da Embaixada da França no Brasil. O encontro destacou o histórico da Zona Franca de Manaus (ZFM), seus incentivos fiscais e a relevância econômica para o desenvolvimento sustentável do Amazonas.
H2: Histórico e evolução da Zona Franca de Manaus
O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas, apresentou uma linha do tempo da ZFM, dividida em três fases:
- Período inicial (1967): comércio impulsionado pelo Decreto-Lei nº 288;
- Verticalização industrial (1975): criação do índice de nacionalização;
- Processos Produtivos Básicos (1990): consolidação após abertura econômica.
Igrejas destacou que, apesar das crises econômicas, pandemias e estiagens, a ZFM se reinventou e continua gerando empregos e renda. Atualmente, 550 empresas estão instaladas, empregando diretamente mais de 130 mil pessoas, com impacto indireto para 600 mil moradores de Manaus.
H2: Desempenho econômico e projeções
O Polo Industrial de Manaus alcançou faturamento de US$ 41 bilhões em 2011 e voltou a se aproximar desse patamar em 2024. Projeções indicam que o faturamento deve chegar a US$ 40 bilhões até o final deste ano.
H2: Interesse francês em cooperação sustentável
Rafael Cezar destacou o interesse da França em ampliar a cooperação econômica na região amazônica, focando no desenvolvimento sustentável sem prejudicar a floresta.
“Nosso interesse é conhecer melhor o Brasil fora do eixo Rio-São Paulo. A Amazônia é uma prioridade. Queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável, sem destruir a floresta”, afirmou Cezar.
H2: Sustentabilidade e preservação da Amazônia
A Sedecti reforçou que a Zona Franca contribui para a preservação ambiental, com 97% do território estadual ainda preservado, equilibrando geração de empregos, arrecadação e proteção da floresta.
H2: Participantes do encontro
O evento contou com o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, secretários-executivos Gustavo Igrejas, Jeibi Medeiros e Tayana Rubim, e técnicos do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior, Sidnei Magalhães e Guilherme Vilagelim.
Leia mais:
Vereadores de Manaus defendem Zona Franca após novos ataques
Zona Franca de Manaus: momentos de decisão
Hero MotoCorp mira Zona Franca de Manaus para nova fábrica
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431