Manaus (AM) – O réu Rafael de Oliveira Lopes recebeu sentença de 53 anos e seis meses de prisão, em regime fechado, por seu envolvimento no caso do estupro e homicídio da adolescente Vitória de Jesus Rodrigues de Souza.
O crime ocorreu em 31 de agosto de 2021, no bairro Cidade de Deus, zona Leste de Manaus, e ganhou destaque na última sexta-feira (01/09) com a condenação no Fórum Ministro Henoch Reis, pela 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus.
Promotoria
A sessão do júri popular, presidida pelo juiz de Direito James de Oliveira Santos, contou com a participação da promotora de justiça Lilian Nara Pinheiro de Almeida representando o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) na acusação, enquanto o defensor público Rafael Albuquerque Maia atuou na defesa do réu.
Durante o julgamento, duas pessoas próximas ao acusado foram ouvidas como informantes, e tanto a acusação quanto a defesa solicitaram a dispensa de depoimentos de três testemunhas.
O réu, exercendo seu direito constitucional, optou pelo silêncio durante o interrogatório, direito este respeitado pelo Ministério Público, Defesa e Juízo. O Ministério Público também requisitou a exibição das mídias contendo depoimentos colhidos durante a fase de instrução do processo, de três testemunhas ausentes.
Ao final dos debates, os jurados deliberaram pela condenação de Rafael pelos crimes de homicídio triplamente qualificado com estupro, de acordo com o artigo 121, parágrafo 2.º, incisos IV (recurso que impossibilitou a defesa do ofendido), V (assegurar impunidade de outro crime) e VI (contra mulher por razões da condição do sexo feminino).
Detalhes do Crime e Processo em Sigilo
Conforme revelado durante o julgamento, no dia 31 de agosto de 2021, Vitória visitou a casa de seu namorado, vizinho de Rafael, com a intenção de encontrá-lo. No entanto, ao chegar, seu namorado estava dormindo e não atendeu às batidas na porta.
Foi nesse momento que Rafael a surpreendeu, agredindo-a e arremessando-a em um barranco. Rafael então a levou para sua residência, onde cometeu o estupro e assassinou a vítima. O corpo de Vitória foi encontrado posteriormente próximo à casa do namorado.
É importante ressaltar que o processo segue sob sigilo de justiça, e cabe recurso da sentença.
(* ) Portal Meu Amazonas com informações do TJAM
(*) Foto: TJAM
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão