Manaus (AM) – A deputada estadual Débora Menezes (PL-AM) embarcou nesta segunda-feira (8) com uma delegação de parlamentares brasileiros para Bruxelas (Bélgica), onde irão apresentar no Parlamento Europeu as preocupações sobre a situação dos direitos humanos no Brasil, incluindo alegações de perseguição política, supostas interferências do Judiciário e violações da Constituição.
Ela destacou que questões como a morte de Clériston Pereira da Cunha, perseguição a jornalistas e políticos, e prisão de manifestantes estão entre os assuntos a serem discutidos. Clériston faleceu no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília (DF), enquanto aguardava a revisão de sua prisão domiciliar.
“A presença do Amazonas é significativa. Estamos aqui para denunciar alegadas arbitrariedades cometidas por membros do Supremo Tribunal Federal e para expor ao mundo a situação do nosso país, que alguns consideram uma democracia falha. Desta vez, estamos indo ao Tribunal Penal de Haia e ao Parlamento Europeu”, comentou Débora.
Em março deste ano, Débora e outros 75 parlamentares protocolaram uma petição na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), alegando “violações de direitos humanos” em relação à condução de inquéritos pelo ministro Alexandre de Moraes.
A delegação inclui ainda outros parlamentares, como Gustavo Gayer (PL-GO), Marcel Van Hatten (Novo-RS), Bia Kics (PL-DF), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além de jornalistas.
Leia mais: