Manaus (AM) – Dois militares, de 27 e 28 anos, foram presos em Manaus, nesta sexta-feira (18), suspeitos de envolvimento em um esquema de estelionato eletrônico e lavagem de dinheiro. A operação foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com apoio do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ).
Esquema causou prejuízo milionário a instituição financeira
Segundo as investigações, os suspeitos realizavam grandes volumes de compras em uma companhia aérea apenas para obter o benefício de 1% de cashback. Após converter os valores em pontos, os militares cancelavam as transações, provocando um prejuízo estimado em mais de R$ 5 milhões à instituição financeira envolvida.
Como funcionava o golpe do cashback
O esquema explorava brechas no sistema de benefícios por compras, utilizando o acúmulo de pontos para obtenção de vantagens financeiras antes do cancelamento das transações. Os valores eram então transferidos ou lavados por meio de outras movimentações, configurando o crime de lavagem de capitais.
Prisões foram efetuadas pela Polícia Civil do Amazonas
Os dois homens foram detidos e serão apresentados à Justiça. A Polícia Civil segue investigando se há outros envolvidos no esquema fraudulento.
Leia mais:
Homens são presos por provocar incêndio criminoso em Manicoré