Manaus (AM) – A Operação Fênix, deflagrada na manhã desta terça-feira (16), resultou na prisão de 16 integrantes de uma organização criminosa que atuava entre os estados do Amazonas, Acre e Rondônia. A ação foi coordenada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com o apoio de diversas forças de segurança.
Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de prisão contra homens de 19 a 57 anos, além de 12 mandados de busca e apreensão e seis medidas de sequestro de veículos. As operações ocorreram nos municípios de Guajará (AM), Cruzeiro do Sul (AC) e Porto Velho (RO).
Forças de segurança envolvidas
A Operação Fênix contou com o apoio da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil de Rondônia (PC-RO), Polícia Militar do Acre (PMAC), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Objetivo da operação
De acordo com o delegado Adenilson Carlos, da 69ª DIP de Guajará, as investigações começaram em agosto de 2024 com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, sequestros, tortura, extorsão e homicídios, todos relacionados ao que é conhecido como tribunal do crime.
Os investigados ocupavam funções de liderança dentro da organização e mantinham uma estrutura hierárquica estável e permanente, com operações nas três regiões mencionadas.
LEIA MAIS:
Operação prende PMs suspeitos de torturar mulher em Manaus
Em Manaus, operação prende 59 pessoas por dever pensão alimentícia
Operação prende policiais por roubo, extorsão e sequestros em Manaus
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
