Manaus (AM) – Durante o protesto contra a PEC da Blindagem, realizado neste domingo (21) no Centro de Manaus, os nomes dos cinco deputados federais do Amazonas que votaram a favor da proposta foram anunciados em um carro de som — e imediatamente recebidos com fortes vaias da multidão.
A cada citação, a reação era a mesma: vaias direcionadas não apenas aos parlamentares, mas também aos partidos aos quais pertencem. Entre os vaiados estavam Pauderney Avelino (União Brasil), Silas Câmara (Republicanos), Adail Filho (Republicanos), Capitão Alberto Neto (PL) e Fausto Júnior (União Brasil).
A manifestação integrou o movimento nacional contra a PEC, apelidada de “PEC da Bandidagem” por críticos, e também contra a proposta de anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, sentenciado pelo STF a 27 anos de prisão.
Segundo os organizadores, o ato reuniu sindicatos, movimentos sociais, centrais populares e até aliados da base governista no Congresso.
Nenhum dos cinco deputados do Amazonas se manifestou sobre os protestos realizados em Manaus e em diversas cidades do Brasil.
Da bancada amazonense, apenas Sidney Leite (PSD), Amom Mandel (Cidadania) e Átila Lins (PSD) votaram contra a proposta na Câmara.
Leia mais:
Senado deve rejeitar PEC da Blindagem nesta semana
PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais
Protesto em Manaus critica ‘PEC da Blindagem’ e anistia