Parintins–AM – O Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores celebrações culturais do Brasil, ganhará ainda mais destaque este ano com a presença de figuras políticas. Mais de 30 autoridades, incluindo ministros de Estado e parlamentares, estão previstas para desembarcar no Amazonas nos próximos dias para prestigiar a 57ª edição do maior festival cultural ao ar livre do planeta.
Todos os convidados foram chamados a prestigiar o evento pelo Ministro do Turismo, Celso Sabino e pelo deputado federal Saullo Vianna (União–AM), refletindo a crescente importância do festival no cenário nacional.
Ministros
Conforme o Ministério do Turismo, entre as autoridades que confirmaram presença na festa na comitiva oficial do governo federal estão os Ministros do Turismo, Celso Sabino (União–PA), das Cidades, Jaider Filho, das Comunicações, Juscelino Filho (União–MA), e do TCU, Jonathan de Jesus (Republicanos-RR).
Leia também: Ex-BBBs em Parintins 2024: famosos vibram com a Ilha da Magia
Parlamentares
Entre os parlamentares que marcarão presença estão os senadores Marcelo Castro (MDB-PI) e Davi Alcolumbre (União–AP), além dos deputados federais Elmar Nascimento (União-BA), líder do União Brasil na Câmara, Clodoaldo Magalhães (PV-PE), Júnior Ferrari (PSD-PA), e Zeca Dirceu (PT-PR). Também está confirmada a presença do presidente da Infraero, Rogério Barzellay.
Presidente da Câmara Federal
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, também deve se juntar aos milhares de turistas que vão a Parintins celebrar a cultura amazônica. Lira, que é uma figura central na política nacional, traz consigo a importância de reconhecer e apoiar eventos culturais que fortalecem a identidade brasileira.
Governador do Amapá
O governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade-AP), completa a lista de ilustres convidados. Sua presença simboliza a união dos estados da Amazônia em torno de suas tradições culturais e fortalece os laços regionais.
Segundo o cerimonial do Ministério, muitas autoridades decidiram ir a Parintins, mas sem fazer parte da comitiva oficial. Todos os convites partiram do Ministério do Turismo e do deputado federal Saullo Vianna, que em 2023 levou o hoje Ministro do Turismo, Celso Sabino, ao festival. Sabino se tornou um apoiador e apaixonado pelo evento, e este ano contribuiu ainda mais, compondo uma toada para o Boi Caprichoso.
Lula Cancela Participação
O presidente Lula, que havia sido convidado e confirmado presença, cancelou sua participação no evento. De acordo com aliados de Lula no estado, o cancelamento da viagem foi motivado principalmente pela tragédia no Rio Grande do Sul, além da intensa agenda política no Congresso Nacional.
Leia mais:
Ex-BBBs em Parintins 2024: famosos vibram com a Ilha da Magia
Parintins 2024: Governo do Amazonas Investe em Infraestrutura e turismo para o festival
DPE-AM auxilia entrada de crianças e adolescentes no 57º Festival de Parintins; veja regras
Festival de Parintins 2024: torcedores partem rumo à ilha da magia
Festival de Parintins 2024: Conheça os 21 Itens Avaliados nas apresentações dos Bumbás
Empreendedores de moda impulsionam vendas para Festival de Parintins 2024