Manaus (AM) – O vereador Rodrigo Guedes, do partido Podemos, fez uma declaração na tarde desta quarta-feira ( 12), afirmando que irá solicitar o impeachment do Prefeito de Manaus, David Almeida, caso o pagamento da data-base dos profissionais de saúde não seja efetuado até o retorno do recesso do Legislativo, em 1º de agosto.
O não cumprimento do prazo estabelecido para o reajuste é considerado uma prática de improbidade administrativa por parte do Prefeito, segundo o vereador.
O reajuste dos profissionais de saúde, que consiste na reposição das perdas causadas pela inflação, deveria ter sido pago em abril deste ano, no entanto, a Prefeitura de Manaus não cumpriu o prazo e o pagamento está atrasado há três meses.
Na quarta-feira, dia 12/07, os profissionais de saúde realizaram um protesto na Câmara Municipal de Manaus (CMM), exigindo o pagamento do reajuste.
Segundo Guedes, o Prefeito está cometendo clara improbidade administrativa ao desrespeitar os direitos dos trabalhadores da saúde.
“É lamentável ver que os servidores precisam lutar por seus direitos dessa forma. A Prefeitura não está cumprindo o pagamento da data-base desde abril. É uma obrigação legal do Prefeito conceder esse reajuste. Deixo claro que, caso o reajuste não seja concedido até o retorno do recesso do Legislativo, em 1º de agosto, entrarei com o processo de pedido de impeachment”, declarou o vereador.
Em junho, Guedes apresentou um requerimento convocando a secretária de Saúde, Shádia Fraxe, para prestar esclarecimentos sobre o pagamento do reajuste, mas vereadores da base aliada do prefeito rejeitaram o pedido.
Na quarta-feira, o requerimento do vereador que solicitava a convocação do secretário de Finanças, Clécio Freire, também não passou pela base aliada, sendo rejeitado.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão