MANAUS – A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realizou campanha inédita de capacitação, orientação e sensibilização sobre assédio e outras formas de violência no ambiente de trabalho. Intitulada “Cigás contra o assédio moral, sexual e outras formas de violência”, a medida atende ao estabelecido na Lei nº. 14.457/2022, que instituiu o Programa Emprega + Mulheres.
O evento foi idealizado pelo Comitê de Compliance e coordenado pela Gerência de Governança, Riscos e Compliance (GEGRC) da Cigás em parceria com a Gerência de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GQSMS) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa), como uma ação do Programa Cigás em Compliance, com o objetivo de garantir a adoção de práticas que assegurem o alinhamento de medidas e ações institucionais em conformidade com legislações vigentes, procedimentos, regras e o interesse público.
A campanha contou com extensa programação. Um dos destaques foi a realização de debate com a participação da titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, delegada Débora Mafra; da juíza do Trabalho, Stella Cândido; e do especialista em Direito do Trabalho, Hamilton Lucena Júnior.
Durante cerca de duas horas, eles responderam a diversas perguntas envolvendo temas relacionados aos tipos de assédio e violências, expondo situações concretas, com embasamento legal, e abrangendo inclusive aspectos previstos na Lei Maria da Penha (Lei nº. 11.340/2006), que trata da violência doméstica contra as mulheres. Os participantes fizeram questão de alertar para os danos às vítimas de assédio e foram categóricos em afirmar a necessidade de romper o silêncio, buscar ajuda para resolver a situação, utilizando os canais de ética de forma responsável.
Houve ainda a Roda de Conversa somente com membros do corpo profissional feminino da Companhia para tratar sobre medidas necessárias para combater os tipos de violência contra a mulher. Este evento teve como convidada especial a psicóloga e especialista em neurociência e psicologia organizacional, Sarah Ferreira, que integra a equipe do Projeto Nova Rede Mulher – Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A programação também abrangeu palestra específica sobre “Assédios Moral e Sexual no âmbito do trabalho”, proferida pelo especialista em Direito do Trabalho, Dr. Hamilton Lucena Júnior.
“Buscamos com a campanha fortalecer a nossa cultura organizacional de prevenção acerca dessa temática e contar com a presença de autoridades no assunto, para compartilhar conhecimento, é de suma importância nesse processo”, disse o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar.
De acordo com a gerente de Governança, Riscos e Compliance da Companhia, Larissa Cardoso Ribeiro, a campanha é mais uma ação do Programa Cigás em Compliance, de grande relevância e necessária para promover uma cultura de integridade, afinal busca-se desenvolver elevados valores e padrões de conduta que devem ser constantemente promovidos e incentivados pela Cigás.
“A conscientização dos colaboradores e demais partes interessadas demonstram a responsabilidade social que a Companhia possui, afinal orientá-los de como prevenir e combater atos desta natureza contribui para um ambiente seguro e sadio, além disso, a campanha foi uma oportunidade de divulgação e fortalecimento dos nossos canais de ética, sempre objetivando uma resolução justa e coerente”, complementa a gestora.
*Com informações da assessoria
- Senador Omar defende aumento das ações emergenciais do Governo Federal no AM
- Docente da Ufam representa o Amazonas em Seminário de Desenvolvimento, Estado e Sociedade
- MPE pede anulação do registro de candidatura de Adail Pinheiro em Coari
- Justiça do Amazonas mantém condenação ao Estado por morte na crise de oxigênio em 2021
- Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza evento solidário no Amazonas