Manaus (AM) – Durante a última vistoria às obras, realizada na manhã desta terça-feira (24), o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou que o complexo viário Rei Pelé, na rotatória do Produtor, zona Leste da capital, será inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (25), às 17h30.
“Depois de muito trabalho, muito suor, muito envolvimento de toda a equipe, estaremos entregando o complexo viário Rei Pelé. Aquele problema de mais de 30 anos, amanhã será passado. A espera acabou”, declarou o prefeito.
Viaduto vai beneficiar 45 mil veículos por dia
A estrutura inclui um viaduto com 2,3 quilômetros de extensão, sistema de drenagem regularizada, pavimento reforçado e calçadas acessíveis. Projetado para suportar um fluxo médio de 45 mil veículos diariamente, o complexo viário também contempla áreas de esporte e lazer, como um ringue de lutas e espaços de convivência integrados à nova infraestrutura.
Redução no tempo de viagem e mais qualidade de vida
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a nova via deve reduzir em até 30% o tempo de viagem entre os bairros da zona Leste e o Centro da cidade, além de permitir uma economia estimada de 15 litros de combustível por veículo ao mês.
Antes da obra, os congestionamentos na região podiam chegar a 4 horas por dia durante os horários de pico. Agora, com a interligação direta ao anel viário Sul, espera-se um avanço significativo na fluidez do trânsito, beneficiando o transporte coletivo e o tráfego de cargas.
Desenvolvimento urbano e inclusão social
Mais que um investimento em mobilidade, o complexo Rei Pelé foi projetado como um corredor de desenvolvimento urbano. Para o prefeito, a entrega vai além do trânsito:
“Este não é apenas um viaduto, é um corredor de desenvolvimento. Moradores terão acesso imediato a equipamentos esportivos e áreas de convivência, sem precisar se deslocar ao Centro”, concluiu David Almeida.
A obra gerou empregos diretos e indiretos durante sua execução e reforça o compromisso da gestão com a infraestrutura urbana, qualidade de vida e inclusão social, principalmente para a população da zona Leste de Manaus.
Leia mais: