Manaus (AM) – O corredor Emanuel Fernandes, de 26 anos, teve morte cerebral confirmada após ser atropelado durante uma corrida na manhã de quinta-feira (1º), na estrada da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. Ele e outros quatro atletas participavam de uma prova promovida pelo Sesi em alusão ao Dia do Trabalhador.
Segundo Débora Castro, namorada da vítima, Emanuel foi levado ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio com graves ferimentos na cabeça. Os médicos confirmaram a morte cerebral na manhã desta sexta-feira (2). A qualquer momento, os aparelhos que o mantêm vivo devem ser desligados.
A irmã de Emanuel, Elizandra Costa, relatou que o quadro clínico é irreversível. “Agora infelizmente não tem nada que eles possam fazer. O coração dele continua batendo, mas ele está pelas máquinas. O coração pode parar a qualquer momento. Na verdade, ele teve um politraumatismo, porque foram muitas lesões”, disse Elizandra.
Além de Emanuel, outros quatro corredores foram atingidos: Naldo de Souza, 33, André Luiz Fonseca, 41, Raimar Pinho de Souza, 39, e Cristiano Rodrigues, 45. Até o momento, o estado de saúde deles não foi divulgado.
Como ocorreu o atropelamento
O acidente aconteceu por volta das 5h30, quando um motorista invadiu a pista e atingiu os participantes da corrida. Testemunhas relataram que ele dirigia sob efeito de álcool. O impacto foi tão forte que destruiu completamente o para-brisas do veículo.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os corredores feridos no chão, enquanto outros atletas prestavam os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As vítimas foram levadas ao Hospital João Lúcio.
A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) prendeu o condutor do carro logo após o acidente. Ele foi submetido ao teste de alcoolemia, que confirmou a embriaguez. Em seguida, foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais.
Leia mais:
Justiça condena motorista por atropelamento com vítima em Manaus