Manaus (AM) – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) passará a contar com quatro novos hemoglobinômetros não invasivos, que medem a hemoglobina sem necessidade de furar o dedo. O teste rápido é realizado antes da doação para garantir que o doador não esteja com anemia.
O equipamento utiliza sensor óptico de leitura, proporcionando mais segurança e conforto ao doador.
“A implantação desse equipamento segue uma tendência nacional de modernização dos hemocentros. Nossa prioridade é oferecer uma experiência cada vez mais segura e humanizada aos doadores, que são essenciais para manter os estoques de sangue do estado”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.
Além de melhorar a experiência do doador, os hemoglobinômetros otimizam o fluxo de atendimento, permitindo que o teste seja feito pelo mesmo profissional da entrevista clínica, sem necessidade de pré-triagem separada.
“O hemoglobinômetro representa um avanço significativo, pois substitui a etapa do hematócrito e reduz o tempo do processo. É também mais confortável para quem tem receio da furada no dedo”, explicou o diretor técnico, Sérgio Albuquerque.
Os novos equipamentos ainda reduzem custos com insumos descartáveis e diminuem a geração de resíduos perfurocortantes e infectantes.
O treinamento dos profissionais do Hemoam acontecerá de 1º a 4 de setembro, conduzido pela consultora técnica Sachie Terimo. A partir de 8 de setembro, os hemoglobinômetros serão integrados à rotina da triagem. A aquisição foi realizada por meio de emenda parlamentar de quase R$ 300 mil.
Leia mais:
Hemoam alerta para estoque baixo de sangue durante feriado