Manaus (AM) – A campanha “Setembro Amarelo”, promovida pela Prefeitura de Manaus, segue com ações de prevenção ao suicídio na rede municipal de saúde, com foco no tema “Se precisar, peça ajuda!”, além de iniciativas voltadas à valorização da vida.
Ações em toda a rede municipal de saúde
Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Gerência de Assistência Especializada e da Divisão de Rede de Atenção Psicossocial, incentivou unidades de saúde e sedes dos Distritos de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural) a desenvolver atividades alusivas à campanha, como:
- Palestras e rodas de conversa;
- Exibição de filmes e exposições;
- Oficinas de artes e teatro de fantoches;
- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics);
- Distribuição de materiais informativos;
- Grupos focais sobre prevenção ao suicídio.
“As equipes de saúde têm trabalhado com dedicação para ampliar o debate sobre prevenção do suicídio e difundir informações qualificadas, alcançando servidores e usuários da rede”, afirmou Efthimia Simões Haidos, gerente de Assistência Especializada da Semsa.
Enfoque da campanha 2025
Durante atividade no Complexo de Saúde Oeste, a psicóloga Ivelisse Noronha explicou que a campanha reforça a existência de uma rede de apoio, mostrando que pedir ajuda é um ato de coragem e cuidado.
“O Setembro Amarelo vai além da prevenção, sensibilizando para a valorização da vida. É importante escutar, encorajar a fala e acolher sem julgamentos”, destacou.
Noronha orientou sobre a importância de evitar notícias sensacionalistas e detalhamento de métodos de suicídio, priorizando mensagens de apoio, histórias de superação e divulgação de serviços de atendimento médico e psicológico.
Saúde do trabalhador e atenção à equipe
Profissionais do Complexo de Saúde Oeste, incluindo Distritos de Saúde Rural e Oeste, CMS/Manaus, Dvae e CEO Oeste, participaram das ações. A assistente social Ana Carolina Leão, responsável pelo Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), destacou que o foco é orientar servidores sobre a importância de procurar ajuda e utilizar a rede de atendimento.
“Servidores com saúde mental em dia têm mais condições de oferecer um serviço de qualidade à população”, afirmou Aline Alves, da gerência administrativa do Disa Oeste.
Rede municipal de apoio e acompanhamento
A rede municipal conta com:
- Unidades de Saúde com psicólogo;
- Cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps), para acompanhamento de casos de sofrimento psíquico grave ou decorrente do uso de drogas.
As ações do Setembro Amarelo reforçam o trabalho da Semsa na orientação, acolhimento e encaminhamento de profissionais qualificados, promovendo saúde mental para servidores e população.
Leia mais:
Setembro Amarelo: o silêncio da mente na sociedade do cansaço
Cerca de 36,4% dos médicos no Norte apresentam quadros de doença mental, aponta estudo
Saúde mental nas escolas: Lei amplia plano para rede privada no AM
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431