MANAUS (AM) – Com o principal objetivo de formar artistas com profundo conhecimento dos fundamentos e técnicas da Arte Teatral, a Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA) oferta, desde março de 2010, a graduação em Teatro. Confira agora 6 companhias e grupos teatrais que nasceram do curso.
Grupo Garagem
Em 2015, a partir de processos de criação na UEA, surgiu o Grupo Garagem. O coletivo, atualmente, é formado por 5 artistas egressos da Esat/UEA e tem como objetivo pesquisar as linguagens artísticas em cenas teatrais.
Já foram realizados os seguintes espetáculos: “Eles falam da gente”;”Aconteceu”; “Acontece ou acontecerá”; “Senti um vazio” (Prêmio Conexões Culturais 2018); “Quando encontramos sonhos perdidos nas roupas que costuramos”(Prêmio Manaus Conexões Culturais 2019); “Ainda bem que não tivemos filhos” e “Jogo do Bicho” (Prêmio Sesc Residência de Artes Cênicas 2019).
O grupo também já produziu um projeto audiovisual intitulado “Filho de Maria” (Prêmio Conexões Culturais 2020). Possui o livro publicado “Jogo, Ainda Bem e Quando: Literaturas em Cena”. Além disso, possui a revista eletrônica Arte Documenta, baseada nas dramaturgias já encenadas. O processo para participar do coletivo varia de acordo com as demandas, onde ocorre a inclusão de novos artistas.
Grupo Jurubebas
O Grupo Jurubebas surgiu na turma de 2016 e possui uma extensa agenda de atividades que vão desde montagens teatrais até a realização de cursos e oficinas artísticas para a comunidade. Para participar do grupo não é preferível estar vinculado à UEA e acompanhar os projetos desenvolvidos. Uma vez ao ano são realizadas audições para novos projetos.
Atualmente, o grupo possui alcance nacional, tendo participado de festivais de Teatro em todas as regiões do Brasil. Em 2023, esteve em Governador Valadares (MG); em fevereiro esteve em Santarém (PA); e, em abril, em Guaranésia (MG). O Grupo realizou, no dia 16/03, a apresentação do espetáculo “Quarto Azul”, no Teatro Gebes Medeiros, além de oferecer no mesmo período o curso Jovens Produtores, voltado à formação de produtores culturais da nova geração manauara.
Panorando
Com o objetivo de integrar graduandos dos cursos de Teatro e Dança da UEA, surgiu em 2016 a Panorando – Cia e Produtora. O grupo já realizou diversos eventos culturais, principalmente voltados à formação artística, alcançando mais de 1.500 pessoas no Amazonas.
Além disso, o grupo chegou a receber Menção Honrosa da Federação do Teatro Amazonas (Troféu Jurupari) pelas quatro edições do “Festival 5 minutos: Circo, Dança, Teatro e Performance”. Em 2018, ganhou o “Prêmio Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc”, da Manauscult, com o espetáculo “Sodade”, uma homenagem à cultura nordestina.
A Panorando já produziu 5 espetáculos que foram apresentados no Amazonas, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Atualmente, foi inaugurado o Espaço Flow, que é a sede do grupo, onde acontecem as atividades do coletivo, principalmente as aulas regulares dentro da linguagem da dança.
Cia Um de Nós
Com a necessidade de se apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), surgiu em 2016 a Cia Um de Nós. O espetáculo realizado pelo grupo de alunos foi o “Artigo 27.07” que, após a apresentação na UEA, passou por diversos festivais.
A companhia não possui uma equipe fixa, exceto pela diretora/fundadora Déborah Ohana. A cada novo projeto são realizadas parcerias com artistas, atores, músicos e produtores – seja por meio de convite ou realização de testes. Além disso, as apresentações são realizadas nos espaços culturais da cidade (públicos e privados).
Coletivo Erva Daninha
O coletivo de investigações artísticas “Erva Daninha” surgiu em 2018. O grupo conta com 6 integrantes fixos, alunos finalistas e egressos do curso de Teatro da UEA. A ideia do grupo é fortalecer a visibilidade da região Norte, trazendo sempre referências nortistas em suas produções.
Erva Daninha já realizou apresentações como: “Prazer, Ana”, “O que acontece no final”, “O pobre demora pra vencer” e “Que horas ele vem?”. Atualmente, o grupo tem se reunido para investigações e pesquisas teórico-práticas para o processo do novo espetáculo, chamado “Embriaguez”, que estreia no segundo semestre deste ano, dirigido pela aluna Ananda Guimarães.
Menina Miúda
Com o objetivo de proporcionar cultura na cidade de Manaus, surgiu em 2019 o grupo “Menina Miúda”. São realizadas, no mínimo, duas apresentações por ano, sempre variando as linguagens de teatro e dança. Além disso, o grupo já realizou diversas oficinas, consultorias e gestão de projetos artísticos.
No dia 02/05, Menina Miúda apresenta seu mais novo espetáculo, “Dois Irmãos”, inspirado no romance de Milton Hatoum. O projeto foi contemplado em nível nacional pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). A temporada conta com 12 apresentações programadas para o mês. O espetáculo ficará em cartaz no Buia Teatro, localizado na rua Dona Libânia, 300, no Centro Histórico da cidade, próximo ao Largo de São Sebastião.
O público poderá comprar os ingressos pela internet, no Sympla, e na bilheteria do Teatro Buia.
*Com informações da assessoria
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão