Manaus (AM) – O jovem prodígio Luan Gama, de 10 anos, da Escola Estadual Libertador Simon Bolívar, em Manaus, será o representante do Amazonas no quadro “Pequenos Gênios” do programa “Domingão com Huck” da rede Globo. O programa será transmitido neste domingo (09/07) às 17h, horário de Manaus.
Primeiro a representar o Estado do AM
Luan será a primeira criança do estado a participar do quadro, que reúne estudantes de diferentes estados. Com habilidades excepcionais em Matemática, Raciocínio Lógico, Português e Geografia, o jovem gênio está ansioso para competir.
“Convido todos a assistirem no domingo e torcerem por mim. Vou representar nosso estado como um dos Pequenos Gênios de 2023. Estou muito feliz com essa oportunidade”, afirmou Luan.
O estudante percebeu sua aptidão quando assistiu ao quadro do programa pela primeira vez e conseguiu resolver as expressões matemáticas apresentadas com facilidade.
“Às vezes, eu dava a resposta correta antes dos participantes e pedi para minha mãe me inscrever”, relatou Luan.
A mãe de Luan, Lara Gama, ficou surpresa com a seleção do filho para participar do programa. Ela explicou que inicialmente fez a inscrição a pedido de Luan, mas não imaginava que ele seria escolhido, considerando que acreditava que a seleção dos participantes já estava definida.
“Fiquei realmente surpresa. Fiz uma inscrição despretensiosa e preenchi o formulário de forma básica. Eles não apenas analisaram a inscrição do meu filho, como também entraram em contato remotamente, realizaram entrevistas e testes à distância, e depois recebemos a notícia da seleção”, contou Lara Gama.
Ela acrescentou que Luan aprendeu a ler aos 3 anos e, aos 4 anos, já realizava operações matemáticas, como multiplicação, divisão e cálculos com potências e raízes quadradas.
Luan entrou na Escola Simon Bolívar no 1º ano do Ensino Fundamental e desde então tem se destacado em sua trajetória acadêmica. A professora e a pedagoga da escola reconheceram suas habilidades e recomendaram que ele avançasse para séries mais avançadas, mas devido à pandemia, essa transição não foi possível.
Atualmente, Luan está no 5º ano do Ensino Fundamental e suas principais habilidades incluem o conhecimento das bandeiras e localização de todos os países do mundo, domínio em cálculos matemáticos e a habilidade de soletrar palavras difíceis de trás para frente.
Seleção do estudante amazonense
O programa “Pequenos Gênios” selecionou Luan e outros participantes através de entrevistas com produtores, psicopedagogos e psicólogos que identificaram as áreas de maior habilidade das crianças.
Luan conta com o apoio da mãe, familiares, amigos e da professora Glória Mota, que adapta as atividades de acordo com as necessidades e especialidades dos alunos. A professora ressalta a importância de tornar o aprendizado interessante para alunos talentosos como Luan.
Incentivo da professora
A mãe Lara Gama destacou o papel importante da professora Glória na vida escolar de Luan, mencionando que ele estava desinteressado antes, mas agora se sente estimulado a frequentar a escola. A mãe agradece a professora e a equipe da escola Simon Bolívar pelo apoio e pelo acolhimento.
A notícia da participação de Luan no programa, compartilhada com seus colegas de sala de aula, levou toda a escola a torcer torcer pelo jovem gênio.
Luan já dá os primeiros passos para uma futura carreira promissora na medicina, sua escolha até o momento quando perguntado sobre seu futuro profissional.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão