Em tempos atuais tão corridos, preenchidos com inúmeras atividades profissionais, acadêmicas, familiares e sociais, estamos esquecendo de cuidar do “EU”, cuidar do necessário equilíbrio emocional, da paz interior. Antes de procurarmos alcançar um objetivo, faz-se necessário saber o que estamos buscando e qual o seu significado.
A paz interior é um estado de estabilidade emocional, de calmaria interna, um estado de sossego e bem-estar.
Ao alcançar este estado, podemos nos dar a possibilidade real de desconexão do mundo externo, ou seja, nos desconectarmos dos problemas, dos medos, frustrações, sofrimentos e estresse do dia a dia.
A paz interior envolve, em concomitância com a calmaria emocional, uma atitude positiva frente à vida, uma forma contemplativa de enxergar a caminhada vital, uma real possibilidade de sentido e propósito estabelecendo uma forte conexão com a gratidão pela bênção da vida, acreditando sempre que fazer o bem e cultivar a paz é seguramente um caminho funcional para a felicidade plena.
A relação da falta de paz interior está relacionada com um alto índice de ansiedade. Tal realção está apontado pelas estatísticas, sendo a paz interior um estado de absoluta funcionalidade emocional, permite o assertivo controle mental para o enfrentamento dos quadros de ansiedade.
Ao nos conectarmos com a paz interior, muitos benefícios práticos se apresentam, tais como a liberdade do pensamento, a extinção dos medos que inibem atitudes frente à vida, com a sensação de prazer em todos os momentos do dia. Nisso vem a gratidão ao acordar e ao deitar, com a sensação produtiva de realizações, além da diminuição do autojulgamento, em atitudes de amor e perdão consigo mesmo, acima de tudo.
A busca pela paz interior no entanto é uma atitude desafiadora. Antes de tudo é preciso acalmar a mente em um mundo que teoricamente não estimula pausas para a reflexão interior e consequente para a calmaria emocional. Ao contrário, promove o estresse, solidão, a busca incessante por bens materiais, com consequente ansiedade coletiva.
Algumas ações práticas podem mudar esse estado e entre elas destacamos a aceitação da realidade fática, a percepção de que nem sempre precisamos ter razão em tudo. É preciso a compreensão que devemos resolver os conflitos com tranquilidade, com a certeza de que problemas sempre farão parte do cotidiano e da vida.
Vamos, portanto, viver intensamente o presente estabelecendo uma atitude de coragem, amor e bem-estar diário, descomplicando e desacelerando as inúmeras atividades que se apresentam. Além disso, é importante praticar a gratidão, cuidar da saúde física e mental e ter um olhar positivo para a vida, entre muitas outras atitudes que vão trazer a almejada paz interior.
Leia mais:
Aleam amazonas Amazônia arena da amazônia BBB24 Brasil caio andré cmm crime Câmara Municipal de Manaus David Almeida Destaque Destaque 1 Destaque 2 Destaque 3 Destaque 4 Destaque 5 Destaque 6 Eleições 2024 festival de parintins Festival Folclórico de Parintins Futebol Governo do Amazonas inscrições justiça Manaus Meio Ambiente música parintins Polo Industrial de Manaus Polícia Civil do Amazonas Polícia Federal Polícia Militar do Amazonas Prefeitura de Manaus prisão roberto cidade suframa TCE-AM Teatro Amazonas Tribunal de Contas do Amazonas Tráfico de drogas Turismo vagas Wilson Lima Zona Franca de Manaus