Manaus (AM) – Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do tráfico” e esposa do traficante Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, foi presa nesta quinta-feira (25), em Cascavel (PR), durante uma operação da Polícia Federal em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Paraná (FICCO/PR).
Condenada pela Justiça Federal do Amazonas a 10 anos de prisão em regime fechado, Luciane é apontada como peça-chave no esquema de lavagem de dinheiro ligado à facção criminosa liderada pelo marido, com atuação no Amazonas e ramificações no Rio de Janeiro. Ela foi localizada na mesma cidade onde Tio Patinhas cumpre pena em um presídio federal de segurança máxima.
A prisão é um desdobramento da Operação La Muralla, deflagrada em 2015 para desarticular uma rede de tráfico de drogas com alcance interestadual.
Além do envolvimento direto com o crime organizado, Luciane ganhou projeção nacional em 2023 ao participar de reuniões oficiais no Ministério da Justiça e no Ministério dos Direitos Humanos, apresentando-se como presidente do Instituto Liberdade do Amazonas (ILA), uma ONG voltada à defesa dos direitos de presos. A presença dela em ambientes institucionais gerou forte repercussão e levou autoridades a revisar protocolos de acesso a órgãos públicos.
A FICCO/PR é composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Militar do Paraná (PMPR), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP/PR) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). A ação reforça o trabalho integrado de combate ao crime organizado e à lavagem de capitais, promovendo o cumprimento das decisões judiciais e enfraquecendo a atuação de facções criminosas em território nacional.
Leia mais:
‘Dama do Tráfico’, esposa de líder do CV, é presa em Manaus
‘Tio Patinhas’ é julgado pelo assassinato de mulher em Manaus
Homicídio de técnica de enfermagem em Manaus tem executor preso após 12 Anos
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431