Manaus (AM) – O traficante identificado como Alexandre Araújo Brandão, conhecido como ‘Xuruca do Japiim’ e apontado como integrante do Comando Vermelho, foi baleado na manhã desta terça-feira (15), na rua Nova Olinda, bairro Japiim, zona Sul de Manaus.
De acordo com testemunhas, um grupo armado cercou o veículo Land Rover Discovery, avaliado em cerca de R$ 500 mil, onde ‘Xuruca’ estava, e abriu fogo. Mesmo ferido, ele teria descido do carro e revidado os tiros, antes de desaparecer do local. Ainda não há confirmação oficial sobre seu estado de saúde ou se ele foi encaminhado a alguma unidade hospitalar.
A polícia não divulgou nota oficial até o momento, mas há forte suspeita de que a vítima seja de fato ‘Xuruca do Japiim’, um dos líderes do tráfico em Manaus e nome conhecido pelas autoridades.
Em 2024, ele foi preso pela Polícia Federal em Florianópolis (SC) com armas e drogas, durante operação em um condomínio de luxo. À época, foi identificado como um dos principais nomes do Conselho Permanente, facção associada ao Comando Vermelho que atua no Amazonas.
O crime ocorreu em plena luz do dia, em uma área residencial movimentada, aumentando a tensão na região. A ocorrência deve ser investigada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Leia mais:
Preso criminoso que se passava por policial para sequestrar e extorquir traficantes em Manaus