Brasília (DF) – O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou a prisão domiciliar nesta terça-feira (16) para receber atendimento médico após passar mal. Ele foi conduzido ao Hospital DF Star, em Brasília, pelos policiais penais que monitoram sua residência.
O senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) relatou pelas redes sociais que o ex-presidente apresentou crise intensa de soluço, vômito e pressão baixa.
“Presidente Bolsonaro sentiu-se mal há pouco, com crise intensa de soluço, vômitos e pressão baixa. Foi encaminhado ao DF Star, acompanhado por policiais penais que vigiam sua casa em Brasília, devido à emergência. Peço a oração de todos para que não seja nada grave”, escreveu Flávio na rede social X.
Histórico de prisão domiciliar
Desde 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a decisão, ele pode se dirigir ao hospital em caso de emergência, mas deve enviar um atestado médico ao STF em até 24 horas após o atendimento.
No último domingo (16), Bolsonaro passou por procedimento na pele e exames que indicaram quadro de anemia, conforme boletim médico divulgado pelo hospital.
Contexto do inquérito e condenação
A Justiça concedeu prisão domiciliar a Bolsonaro, após eles descumprir ordens do STF. Já o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) segue nos Estados Unidos. Outro inquérito investiga supostas ações dos dois junto ao governo norte-americano, incluindo pedidos de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do STF, como cancelamento de vistos e aplicação da Lei Magnitsky.
Na semana passada, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e outros sete réus na ação penal da trama golpista pelos crimes de:
- Organização criminosa armada
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
- Golpe de Estado
- Dano qualificado pela violência e grave ameaça
- Deterioração de patrimônio tombado
Leia mais:
- Segurança é reforçada no STF para julgamento de Bolsonaro
- Defesa de Bolsonaro confirma nove advogados no julgamento no STF
- Barroso diz que julgamento de Bolsonaro traz tensão ao país
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431