Por: Leonardo Dias
Manaus (AM) – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageou o primeiro Cardeal da Amazônia e Arcebispo da Arquidiocese de Manaus, cardeal Dom Leonardo Steiner, com o título de “Cidadão de Manaus”. A entrega da honraria ocorreu na quarta-feira (26/06), no plenário da Casa Legislativa, com propositura do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos)
A cerimônia contou com a presença dos bispos auxiliares de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, Zenildo Lima e Joaquim Hudson, além de padres, religiosos e autoridades.
Segundo o parlamentar, a homenagem ao cardeal é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauara pela missão evangelizadora e social.
“É uma honra fazer essa homenagem ao nosso querido pastor, que vem fazendo um belo trabalho, cuidando com zelo, diálogo, amor e responsabilidade as ovelhas que lhes foram confiadas. Até antes de chegar na capital amazonense, se mostrou sensível por Manaus e a região amazônica na totalidade, valorizando nossos povos Indígenas, o meio ambiente, com um olhar voltado para os mais necessitados”, disse Dr. Daniel Vasconcelos.
O arcebispo agradeceu o título e afirmou que a responsabilidade da honraria amplia o compromisso e responsabilidade com a cidade de Manaus.
“Receber um título de Cidadão de Manaus é assumir ainda mais compromisso e responsabilidade, estar atento às necessidades das pessoas, a questão da fé, levar esperança. Somos cada vez mais manauaras, na medida que ajudamos a construir essa cidade, não em edifícios, mas construir com ética, justiça e cultura”, acrescentou Steiner.
Ainda segundo Dr. Daniel, o conhecimento pastoral, identificação e valorização local são atributos do cardeal que, sendo ligado ao Papa Francisco, possui influência direta na escolha dos novos bispos auxiliares de Manaus.
Homenageado Dom Leonardo Ulrich Steiner
Dom Leonardo Ulrich Steiner sucedeu Dom Sérgio Eduardo Castriane como arcebispo Metropolitano de Manaus, tomando posse em janeiro de 2020. Dois anos depois, em maio de 2022, o Papa Francisco o anunciou como o primeiro Cardeal da Amazônia. Além da honraria do Título de Cidadão de Manaus, o arcebispo tem o Título de Cidadão do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM).
Leia mais:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus