Manaus (AM) – A ligação entre as zonas norte e oeste de Manaus, atualmente conhecida como Avenida do Turismo, está prestes a passar por mudança de nome.
Sob a iniciativa do deputado estadual Dan Câmara (Podemos) e com o apoio de 17 parlamentares, o Projeto de Lei (PL) 950/2023 foi aprovado, alterando a identificação da via para ‘Avenida Governador Amazonino Armando Mendes’.
Agora, para entrar em vigor, a alteração depende apenas da assinatura do governador Wilson Lima (União).
A proposta de mudança foi aprovada pelo plenário da Aleam na última quarta-feira (10).
Justificativa para mudança de nome
No projeto, Dan Câmara justificou a mudança no nome da avenida, destacando o objetivo de ‘homenagear e reconhecer a importância do ex-senador, ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Armando Mendes, para a história e desenvolvimento da região do Tarumã’, bem como para a história de Manaus.
Ele ressaltou ainda que Mendes foi responsável por ampliar a via e renomeá-la, transformando a antiga Estrada do Tarumã (AM 450) na Avenida do Turismo, até a entrada da Avenida Santos Dumont.
O parlamentar considera “justa a homenagem pela vida de dedicação do homenageado ‘Amazonino Mendes’ à população amazonense”.
Dan Câmara destaca que ao longo de sua trajetória, Amazonino foi um modelo de comprometimento e integridade, sempre atuando com ética e honestidade, promovendo a transparência e defendendo valores fundamentais. O deputado, em seu projeto, detalha de forma abrangente os feitos notáveis do político, já falecido, como justificativa para a mudança de nome.