Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), classificou como “injusta e lamentável” a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão em regime inicialmente fechado, decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (11).
Nas redes sociais, Wilson reforçou seu apoio ao ex-presidente, a quem já defendeu em outras ocasiões e inclusive participou de manifestações em sua defesa.
“A injusta condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF é lamentável. Bolsonaro foi um líder que governou com honestidade e proximidade com o povo brasileiro. Ele foi vítima de um julgamento político que o condenou sem provas e, principalmente, sem crime. A decisão gera apreensão e será lembrada como um momento delicado para a nossa democracia”, escreveu.
Condenação de Bolsonaro no STF
Por 4 votos a 1, o STF condenou Bolsonaro e outros réus pelos crimes de:
- organização criminosa armada;
- tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado por violência e grave ameaça;
- deterioração de patrimônio tombado.
Apesar da definição do tempo da condenação, Bolsonaro e os demais acusados não serão presos de imediato. Eles ainda podem recorrer da decisão em instâncias superiores e tentar reverter a sentença. A prisão só poderá ser efetivada caso todos os recursos sejam rejeitados.
Situação atual do ex-presidente
Bolsonaro está inelegível desde junho de 2023 e atualmente cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Leia mais:
Bolsonaro é condenado a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado
Moraes nega pedido para prender Bolsonaro
‘Condenar Bolsonaro por golpe inexistente seria um erro grave’, diz Wilson Lima
📲 Quer ficar por dentro das últimas notícias direto no seu WhatsApp? Acesse agora o canal oficial do Portal Meu Amazonas e receba atualizações em tempo real sobre política, meio ambiente, cultura e muito mais. 👉 Clique aqui para entrar no canal
Fale com a redação do Portal Meu Amazonas:
E-mail: [email protected]
WhatsApp: 92-991488431