12 pacientes da rede pública de saúde serão beneficiados com cirurgias metabólicas em ação social ligada a congresso internacional
Manaus (AM) – O 1º Congresso Internacional de Cirurgia e Endoscopia Bariátrica e Metabólica (BC Amazon Week) irá além da ciência e promoverá a transformação de vidas em Manaus. O evento, que acontece de 12 a 14 de novembro, no Quality Hotel, inclui uma ação social de alto impacto: a realização de 12 cirurgias bariátricas gratuitas em pacientes que aguardavam há anos na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os procedimentos serão realizados no Hospital Santa Júlia por especialistas nacionais e internacionais, com transmissão ao vivo para a plateia científica do congresso. Contará, no total, com 30 cirurgias e endoscopias metabólicas.
Obesidade no Amazonas e a Urgência do SUS
A ação é importante no Contexto Amazonense, onde o acesso a cirurgias de alta complexidade pelo SUS enfrenta longas filas.
A obesidade, classificada como doença crônica, tem crescido e impactado a qualidade de vida e a saúde cardiovascular de milhares de manauaras. A realização destes procedimentos diminui a fila de espera e oferece um tratamento efetivo para comorbidades como diabetes e hipertensão.
Desafio
“A obesidade representa um desafio de saúde pública que exige intervenções multissetoriais. O acesso a cirurgias como a bariátrica, para pacientes com indicação clínica severa, é fundamental para reduzir as taxas de internação por doenças associadas e, consequentemente, a sobrecarga da rede hospitalar”, opinou a nutricionista Vanessa Lopes.
Histórias de Luta
As cirurgias gratuitas representam a nova chance de saúde para famílias do Amazonas. Entre os beneficiados está Nagela Cristina de Matos, 42 anos, que tentou dietas e medicamentos sem sucesso, mas via o sobrepeso limitar seu dia a dia e causar lesões.
“Quero voltar a ter uma vida saudável como eu tinha antes. Quero fazer academia sem me lesionar, dançar como sempre gostei e acompanhar minhas filhas nas brincadeiras, pois me canso logo. Sou muito grata a Deus e ao Doutor Victor Dib pela oportunidade de participar deste projeto, que representa uma nova chance de saúde e energia”, destacou Nagela emocionada.
Os noivos Marcelo Costa Rodrigues, 44, e Danielle Lage, 40, entrarão juntos na nova fase de vida. Marcelo sofria há mais de um ano com diabetes tipo 2, chegando a ter internações consecutivas por glicemia altíssima.
“Decidi procurar ajuda em busca de qualidade de vida, para ter saúde e voltar a jogar futebol que gosto tanto”, afirmou Marcelo.
A decisão dele motivou Danielle, que lutava contra a obesidade há anos.
“Quando o Marcelo tomou a decisão, acabou me encorajando. Juntos, decidimos entrar nessa nova fase, um dando força para o outro. O próximo passo é chegar no dia do casamento bem e mais felizes”, disse Danielle.
Ciência e Responsabilidade Social
O Doutor Victor Dib, presidente do Bariatric Channel e organizador do congresso, reforçou o compromisso do evento com a sociedade amazonense.
“A ciência só tem sentido quando transforma vidas. Essas cirurgias representam o lado humano e solidário da nossa profissão. Queremos mostrar que é possível unir conhecimento, tecnologia e responsabilidade social em um mesmo propósito, e é uma alegria realizar essas cirurgias aqui em Manaus, onde o projeto nasceu”, afirmou Dib.
O congresso, organizado pelo Bariatric Channel, associação internacional sem fins lucrativos, promove a integração de especialistas e a democratização do conhecimento há quatro anos.
As inscrições para a programação científica do evento seguem abertas no site www.bcamazonweek.com.br
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE OBESIDADE E EMAGRECIMENTO:
- Obesidade cresce entre mulheres e homens no Amazonas, alerta OMS
- Estudo revela impacto da obesidade na expectativa de vida das pessoas
- Jojo Todynho passa por cirurgia bariátrica: conheça os tipos e entenda quando há indicação médica
- Alerta: uso inadequado de medicamentos para emagrecer pode causar riscos à saúde
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
