MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou a retirada de flutuantes irregulares na orla do rio Tarumã-Açú, que estão causando degradação ambiental na área. Segundo ele, já existe um plano de ação e que a medida será tomada em cumprimento à decisão judicial.
O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (5), durante a abertura da segunda edição da “Mostra Sustentável Manaus Verde”evento que faz parte do “Junho Verde”, e integra um conjunto de ações ambientais que a Prefeitura de Manaus está realizando desde o dia 1º de junho por toda a cidade.
“Nós temos uma decisão judicial que precisa ser cumprida. Nos próximos dias, vamos finalizar o nosso plano de ação para começar a notificar os flutuantes irregulares que têm na bacia do Tarumã-Açú, são 900 flutuantes e eu tenho certeza que nós vamos fazer a remoção de vários deles, porque muitos estão irregulares, e dessa forma nós estamos contribuindo para preservar a última microbacia da cidade. Nós estamos buscando também com essa decisão preservar os nossos mananciais”, afirmou o prefeito.
Decisão judicial
Em maio de 2022, a Justiça do Amazonas determinou que entes públicos e órgãos de fiscalização apresentassem um plano de ação para a retirada dos flutuantes da orla do rio Tarumã-Açú, em Manaus.
A determinação foi dada devido a uma ação civil pública ingressada por promotor de Justiça Mauro Bezerra, do Ministério Público do Estado (MPAM), em 2001, e sentenciada pelo então juiz titular da Vemaqa, Adalberto Carim Antonio, em 2004, decisão esta já transitada em julgado.
LEIA MAIS:
- Festival de Teatro da Amazônia em Manaus apresenta espetáculo com Vera Holtz e Federico Puppi
- David Almeida e Alberto Neto avançam para o 2º turno na disputa pela Prefeitura de Manaus
- Justiça determina suspensão das redes sociais de Alberto Neto por desobediência a ordem judicial
- Wilker Barreto vota e pede maturidade do eleitor de Manaus nas eleições 2024
- Roberto Cidade vota em Manaus e destaca campanha limpa e propostas sólidas