Manaus – O prefeito de Manaus, David Almeida, tem demonstrado preocupação com a moradia e habitação na cidade, desde incidentes que ocorreram na cidade, envolvendo moradores nas áreas de risco, fato que já externou em várias oportunidades.
Em uma reunião realizada nesta quarta-feira, por videoconferência com o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, o prefeito alinhou projetos e demandas na área de habitação a serem enviadas ao governo federal.
Na ocasião, o chefe do Executivo municipal pediu celeridade nas medidas realizadas ao secretário que está em Curitiba (PR), visitando e conhecendo cases da administração pública habitacional.
“Eu quero agradecer à equipe que recebe o secretário. Nós temos interesse em realizar esses investimentos e que possamos o mais breve possível estar com essa tecnologia para construir moradias aqui na cidade de Manaus”, disse o prefeito.
Durante a reunião, o prefeito enfatizou a importância de agilidade nas ações relacionadas à moradia popular e à retirada de famílias de áreas de risco em Manaus. Ele também ressaltou o interesse em estabelecer parcerias e obter financiamento para a construção de unidades habitacionais, mencionando a possível adesão ao programa “Minha Casa, Minha Vida”, que foi recentemente relançado pelo ex-presidente Lula.
Segundo estudos realizados pela atual gestão municipal, há áreas públicas da prefeitura em diferentes zonas urbanas de Manaus que podem ser utilizadas para a construção de unidades habitacionais.




Demandas urgentes
Com recursos próprios e do Fundo Municipal de Habitação, já estão sendo realizados estudos para a construção de 50 unidades habitacionais, com potencial para ampliação, a fim de atender às demandas sociais urgentes, incluindo situações decorrentes de desastres naturais e áreas de risco.
Cases de sucesso
Durante a videoconferência, Jesus Alves, titular da Semhaf, destacou a importância de buscar modelos eficientes e céleres para cumprir as determinações do prefeito David Almeida. Ele mencionou a visita a casos de sucesso em Curitiba (PR), onde pôde conhecer tecnologias e metodologias adequadas ao clima e à realidade de Manaus, que serão fundamentais na construção das novas moradias.
Habitaçao é prioridade do governo federal
A habitação é uma das prioridades do governo federal, que está direcionando esforços para ajudar as famílias que perderam suas casas devido às fortes chuvas em todo o Brasil. O orçamento para a área de habitação em 2023 é de R$ 10,4 bilhões, e as famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social terão prioridade nesse processo.
Para as cidades em situação de emergência ou estado de calamidade, o governo federal está estruturando respostas por meio de planos de trabalho apresentados ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, bem como priorizando famílias de baixa renda nos contratos do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Leia mais:
- Mulher é presa por furtar fardos de café e outros produtos de supermercado em Manaus
- Suspeito de degolar vítima para roubar rabeta é preso no AM
- Padrasto é preso após estuprar e enforcar enteada de 9 anos no AM; vítima teve hemorragia ocular
- Com participação de 9 restaurantes, Amazonas Food Festival começa em Manaus
- Moraes nega pedido para prender Bolsonaro