Na última semana, dois filhotes de peixe-boi foram resgatados em Parintins, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O primeiro resgate foi realizado por equipes que estavam no município para ações itinerantes do Castramóvel. O segundo filhote foi resgatado após denúncia de moradores.
Ambos foram levados para tratamento em Manaus no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
O resgate foi apoiado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) de Parintins. A Casa Militar auxiliou no traslado dos filhotes à capital. A ação contou com a participação da deputada Joana Darc.
Os peixes-bois da Amazônia são mamíferos aquáticos que vivem nas águas doces da região amazônica, incluindo os rios Amazonas, Madeira, Tapajós e seus afluentes. São animais grandes e pacíficos, com corpos robustos e arredondados, cabeças pequenas e bochechas bojudas.
Esses animais são herbívoros, se alimentando principalmente de plantas aquáticas e terrestres, como a vitória-régia e a taboa. Os peixes-bois são animais solitários, exceto durante a época de acasalamento, que ocorre entre os meses de março e junho. As fêmeas gestam um único filhote por vez e o amamentam com leite rico em gordura.
Infelizmente, os peixes-bois da Amazônia estão ameaçados de extinção devido à caça ilegal, à destruição do habitat natural e à poluição. Eles são protegidos por lei, mas ainda enfrentam muitos desafios para sua sobrevivência