Manaus (AM) – Considerado o maior do gênero na América Latina, o Festival Amazonas de Ópera (FAO), em Manaus, encerrou-se, no domingo (28), com o Espetáculo ‘Peter Grimes’, que rendeu o Prêmio Concerto, como melhor produção de ópera no país. Durante toda a programação, mais de 15 mil espectadores prestigiaram a temporada dos 25 anos do Festival.
O Festival de Ópera iniciou a temporada comemorativa dos 25 anos no dia 21 de abril, com uma programação especial de óperas, concertos e recitais, com montagens exclusivas e títulos produzidos pela primeira vez no Brasil.
O mês de espetáculos grandiosos em Manaus também contou com homenagens e remontagens de obras premiadas nacionalmente apresentadas nos espaços culturais do estado.
Leia também: Festival Amazonas de Ópera: Transformações culturais e o legado na música, canto, teatro e dança
O titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, fez um balanço positivo da temporada dos 25 anos do Festival. Apolo ainda enfatizou que o Governo do Estado conseguiu alcançar todos os objetivos desta temporada.
“Nós encerrarmos o Festival com todos os objetivos alcançados. Mais de 15 mil espectadores durante toda a programação, que aconteceu não só aqui no teatro, mas em outros espaços culturais, além do interior do estado. Também realizamos a Conferência Anual da Ópera Latinoamérica, que foi um grande encontro do teatro e da ópera, de toda a América Latina, com representações da Europa e Estados Unidos”, disse.
Espetáculo de encerramento
O Espetáculo “Peter Grimes”, de Benjamin Britten, sucesso de público no ano passado, lotou o Teatro Amazonas pela segunda vez consecutiva, encerrando o Festival com aplausos da plateia.
Com três horas de duração, divididas em três atos, a obra internacionalmente prestigiada narra a história de um pescador que, mesmo inocentado pela morte de seu ajudante em condições misteriosas, sofre com comentários e insinuações dos moradores do vilarejo.
A montagem teve direção cênica de Pedro Salazar, direção musical e regência do maestro Luiz Fernando Malheiro e protagonismo do tenor brasileiro Fernando Portari, que deu vida ao Peter Grimes.
O estudante de música, João Vitor Leão, de 20 anos, contou que faz questão de prestigiar o Festival todos os anos.
“O Festival já é apresentado ano após anos, é interessante ver essas interpretações, uma atuação misturada com a música, é algo bem divertido. Hoje foi uma apresentação tensa, porque a ópera de Peter Grimes retrata isso, foi muito interessante”, contou.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), o Festival Amazonas de Ópera é um projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Secretaria de Fomento e Economia da Cultura. Esta edição trouxe ainda na programação, a Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA), que pela primeira vez teve uma edição no Brasil.
Leia mais:
Retorno de ‘Peter Grimes’ ao Teatro Amazonas encanta platéia do Festival de Ópera
Festival Amazonas de Ópera entra na última semana da temporada
Curumim segue para última apresentação no 25º Festival Amazonas de Ópera