Manaus (AM) – O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), concluiu nesta terça-feira, 6 de junho, a obra de adequação de acessibilidade em um dos principais pontos turísticos da capital, o Teatro Amazonas, localizado no bairro Centro, zona Sul de Manaus.
Durante a cerimônia, foi entregue uma plataforma de acessibilidade inclinada, que permitirá que pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida tenham acesso ao espaço com maior segurança e conforto. Essa iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), é inédita em um ponto turístico do estado.
Teatro acessível
O Teatro Amazonas agora está completamente acessível após as adaptações nos banheiros e camarins, instalação de piso tátil de inox para alerta e direcionamento às pessoas com deficiência visual, instalação de plataforma inclinada e elevador panorâmico.
O Teatro também recebeu serviços na parte externa, como a instalação de pisos táteis, sinalização vertical e sinalização sonora nos semáforos localizados no entorno do monumento turístico, rampas de acessibilidade, locais de embarque e desembarque para veículos e mapa tátil na entrada do teatro, para orientar os usuários quanto à localização dos ambientes comuns e de acesso ao público, auxiliando o usuário na sua tomada de decisão quanto ao caminho a percorrer.
Pontos turísticos
Outros pontos turísticos da capital também estão recebendo obras para adequação de acessibilidade como o Palácio da Justiça, Palacete Provincial, Palácio Rio Negro, Teatro Chaminé e Casa Eduardo Ribeiro.
Adequação de acessibilidade
O projeto de adequação de acessibilidade para os principais atrativos turísticos de Manaus está sendo executado pela Seinfra, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015), com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da SEC, juntamente com os demais órgãos fiscalizadores. A iniciativa visa garantir o acesso igualitário e inclusivo de todos os cidadãos aos locais de interesse cultural e histórico da cidade.
Inclusão
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a nova aquisição do Teatro Amazonas reforça o conjunto de iniciativas que democratizam o acesso dos PcD a um dos maiores atrativos culturais do Estado.
“Os recursos disponíveis no teatro às pessoas com deficiência facilitam o acesso ao espaço cultural. A rampa de acessibilidade cria um ambiente moderno, com uma tecnologia indicada para ampliar a participação de todos nas diversas manifestações culturais e artísticas. O teatro já dispõe de tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com uso do tablet e do recurso de audiodescrição, utilizados em todos os espetáculos”, assegura o secretário.
Leia mais:
Teatro Amazonas divulga programação para a primeira quinzena do mês de junho
Público lota Teatro Amazonas no encerramento do 25º Festival de Ópera em Manaus
Teatro Amazonas é palco do encerramento do 3º Festival de Circo em Manaus
Teatro Amazonas recebe ópera com marionetes voltada para o público infantil
Sai lista dos classificados para uso gratuito do Teatro Amazonas