Manaus (AM) – Gustavo dos Santos, arqueiro indígena há mais de 10 anos, representará o Amazonas no Campeonato Mundial de Forças Armadas. Ele busca o título inédito para o estado na competição de 25 a 29 de fevereiro, em Dhaka, Bangladesh, com apoio do Governo Estadual através do Bolsa Esporte Estadual e do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024.




“O Gustavo é um atleta destaque que tem trilhado um caminho brilhante para o próximo ciclo olímpico. É determinação do governador Wilson Lima que atletas de ponta como ele recebam todo suporte para alcançarem níveis nacionais e mundiais em suas modalidades”, disse Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Gustavo, natural da comunidade Nova Cannã, iniciou no esporte em 2014, incentivado por um projeto local. O arqueiro tem conquistas notáveis, como medalha no Campeonato Brasileiro 2018, prata nos Jogos Sul-Americanos 2018 na Bolívia e o 4º lugar na classificatória para as Olimpíadas de Tóquio.
Atualmente Gustavo ocupa o cargo de 3º sargento da Força Aérea Brasileira, conquistando ranking nacional e se classificando como o único amazonense no mundial de forças armadas.
“Vou disputar na categoria principal adulto, e busco o pódio. É uma competição muito importante e agora é mostrar que todos os treinos valeram a pena, e ficar entre os três melhores”, disse o amazonense.
O atleta, que é adepto do tiro com arco há mais de 10 anos, realiza seus treinamentos na Vila Olímpica de Manaus.
“O apoio financeiro do Bolsa Esporte Estadual serve para manutenções dos treinos, e despesas em competições. Esse incentivo que a gente recebe do estado é de extrema importância para competir em alto nível e agora estou almejando o resultado maior que é chegar nas Olimpíadas”, ressaltou Gustavo dos Santos.
Leia mais:
- Corrida do Amazonas Shopping contará com operação especial de trânsito
- Companhia Dynamis celebra 20 Anos com espetáculo ‘A Fábrica’ em Manaus
- Colombiano do Comando Vermelho no AM é preso na Espanha pela PF
- VÍDEO: Jornalista paga R$ 99 por dois salgados e refrigerante na COP30, em Belém
- Tragédia em Borba: homem morre após ser atingido por raio durante temporal