Nova Olinda do Norte (AM) – Um detento morreu e outro ficou ferido após uma tentativa de fuga violenta dentro de uma delegacia, na madrugada desta terça-feira (27), em Nova Olinda do Norte, a 135 km de Manaus. O caso foi registrado por câmeras de segurança do local.
A movimentação começou quando um dos presos simulou ter sofrido uma overdose ou envenenamento. Com isso, ele foi retirado da cela para receber atendimento, o que possibilitou que outros três detentos saíssem da cela e iniciassem a ação.
Investigadores foram atacados
Assim que saíram, dois presos partiram para cima de uma investigadora de 23 anos, identificada como Hanna, tentando tomar sua arma. As imagens mostram o momento em que eles pulam sobre ela no corredor da delegacia.
O investigador Ado Evangelista, de 47 anos, percebeu o ataque e reagiu rapidamente, sacando sua arma e disparando contra os agressores. Os suspeitos baleados foram levados ao hospital da cidade.
Um dos envolvidos morreu no hospital
Alyson da Silva Oliveira, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. Já Ezequias Ramos Ribeiro, de 26 anos, foi submetido a cirurgia. O exame de raio-x revelou que a bala ficou alojada em uma região de difícil acesso, na pelve, o que impediu sua remoção.
Tentativa de fuga foi planejada
Segundo a investigação preliminar, a ação dos detentos foi orquestrada para facilitar a fuga do grupo. O uso da simulação de envenenamento foi uma estratégia para tirar o foco dos policiais e abrir caminho para o ataque.
O caso segue sendo investigado pelo 47° Distrito Integrado de Polícia (DIP), que apura se houve envolvimento de mais presos ou facilitação interna.
Leia mais:
Homem é morto em terreno baldio na zona oeste de Manaus