Atalaia do Norte – Dois funcionários do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) em Atalaia do Norte, região do Vale do Javari, foram vítimas de um violento assalto na última quinta-feira (23).
Os servidores foram amarrados e deixados abandonados na mata de igapó após terem uma embarcação, dois motores e mais de 3 mil litros de combustível levados por piratas armados.
A ação dos bandidos ocorreu a poucas horas da chegada da comitiva do governo federal a Atalaia do Norte (a 1.136 km de Manaus), onde ministros e representantes vão estudar a situação de violência no Vale do Javari.
A comitiva que vai chegar em Atalaia nesta segunda-feira (27) inclui ministros e representantes das massas dos Povos Indígenas, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos, da Funai, Ibama, Sesai, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Ministério Público Federal.
A reunião no Vale do Javari foi articulada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).
Os organizadores querem mostrar ao governo federal a realidade dos indígenas na região e pedir uma força-tarefa para combater a violência.
A comitiva contará ainda com a presença da embaixadora britânica no Brasil, Stephanie Al-Qaq, em função do anúncio da retomada das investigações do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips, ocorrido em junho do ano passado na mesma região.
Leia mais:
- Tragédia em Borba: homem morre após ser atingido por raio durante temporal
- CGM Manaus anuncia concurso com 35 vagas para nível superior e médio
- Combate à Corrupção: Comitê e MP/AM discutem denúncias
- Direito UFAM: Adriano Fernandes é novo diretor após 26 anos
- Jovem morto em frente à tabacaria em Manaus foi atraído para emboscada
