Segundo o Wall Street Journal, um relatório de inteligência dos Estados Unidos indica que o coronavírus possivelmente escapou acidentalmente de um laboratório em Wuhan, na China.
O Departamento de Energia americano agora se une ao FBI em apontar para essa possibilidade, embora não tenha sido divulgado detalhes sobre as informações que levaram a essa mudança de posicionamento.
Anteriormente, o departamento mantinha dúvidas sobre a origem do vírus, mas telegramas do Departamento de Estado dos EUA escritos em 2018 e documentos internos chineses indicavam preocupações com os procedimentos de biossegurança na China, o que apoiava a hipótese de fuga de laboratório.
O vírus covid-19 surgiu em Wuhan, na China, em novembro de 2019, de acordo com o relatório de inteligência dos EUA de 2021.
Apesar de opiniões divergentes, as fontes destacaram que a atualização do Departamento de Energia reforça o consenso de que a pandemia não foi resultado de um programa chinês de armas biológicas.
O governo chinês, por sua vez, contestou a ideia de que o vírus tenha vazado de um de seus laboratórios e não se pronunciou sobre as informações divulgadas recentemente.
LEIA MAIS:
- Justiça do Amazonas agiliza adoção internacional e preserva laço familiar
- 30 mil carteiras de identidade aguardam retirada no Amazonas
- MPAM recorre ao STJ contra reajuste da tarifa de ônibus que subiu para R$ 6 em Manaus
- Davi Brito critica ex-colegas do BBB 24 e expõe afastamento pós-reality
- Armas e munições ilegais são apreendidas no interior do AM